A imagem do descaso na Rua Doná Todica, no Setor Sítio de Recreio Ipê, um verdadeiro lixão a céu aberto (Foto: Johann Germano/Sagres On)

Restos de alimentos, colchões, sofás, entulhos, materiais de construção, pneus. Todas as semanas, toneladas de resíduos são depositadas de forma irregular na Rua Doná Todica, no Setor Recreio do Ipê, em Goiânia, a poucos metros da área do Aeroporto Internacional Santa Genoveva. De acordo com o gerente de Fiscalização da Agência Municipal de Meio Ambiente, Diego Moura, milhares de passageiros correm riscos diariamente por conta da prática criminosa. “O que mais agrava é que é uma área de segurança aeroportuária. Esse resíduo que sido jogado aqui tem atraído as aves, os urubus, e isso pode ter algum atrito com as aeronaves”, afirma. 

Segundo a AMMA, os responsáveis pelo descarte preferem deixar o lixo no local a pagar pelo frete e descarte regular dos materiais. A Rua Doná Todica fica a cerca de 4 quilômetros do primeiro Ecoponto da cidade implementado pela prefeitura, que recebe resíduos não-orgânicos no Setor Jardim Guanabara.

Ainda de acordo com o órgão, só nas últimas duas semanas, 15 veículos foram apreendidos na região praticando o descarte de lixo na via. A ação de fiscalização ocorre em parceria com a Polícia Militar. 

Assista a reportagem na íntegra