(Foto: Luara Ariel) 

No Dia Internacional da Mulher, a Sagres 730 recebeu no programa Debates Esportivos a conselheira do Goiás, Mayza Machado, a conselheira do Vila Nova, Rozana Parreira e a torcedora do Atlético, Izabela Borges. Representando os três principais clubes do futebol estadual, as participantes debateram sobre a inserção na mulher no esporte, o sonho de chegar a presidência dos seus respectivos clubes, as contratações e outros assuntos.

Os Debates Esportivos com a apresentação de Wendell Pasquetto e as opiniões de Charlie Pereira, José Carlos Lopes e a repórter Nathalia Freitas como convidada especial, neste 8 de março. 

SONHO DE SER PRESIDENTE

– Mayza Machado (Goiás)

“Eu acho que o sonho de todo torcedor, não precisa nem ser conselheiro, é um dia ser presidente do time do seu coração. O Goiás a vida inteira foi meu único time. Sou conselheira do Goiás e torcedora do Goiás desde adolescente. Eu sou muito bairrista. Não tenho outro time no meu coração. Meu sonho e acho que de todo torcedor é um dia ser presidente do seu clube. Então, eu não investi atoa, eu não comprei título de sócio, não paguei dez mil nesse título, não pago manutenção e sou conselheira esses anos todos, atoa. Eu estou minando positivamente o meu nome. Um dia esse é o meu sonho. Os clubes ainda são muito machistas. Na cabeça de conselheiros antigos a mulher como presidente ainda é vista como um lado frágil”

– Rozana Parreira (Vila Nova)

“Eu não acho o futebol machista. Eu acho que é masculino. É um lugar onde 90% é homem. Eu não tenho esse tipo de problema em achar que o futebol é machista. Acho que vamos conquistando o espaço da gente dentro do clube que a gente ama. Algumas pessoas dentro do conselho do Vila Nova acham excelente a ideia de uma mulher como presidente do Vila Nova. Eu tenho vontade de ser. O dia que decidir vou lutar. Hoje o futebol não aceita amadorismo. O torcedor que ama o clube não pode querer ser presidente se ele não tiver conhecimento, se ele não tiver estudado para aquilo. O futebol não se resume simplesmente ao time profissional. O futebol hoje é uma pirâmide. O presidente está no topo e você vem fatiando o futebol amador, comunicação, jurídico e outras coisas. Se tudo isso não tiver em sincronia, você pode ter o dinheiro que for, se a bola não entrar acabou”

– Izabela Borges (Atlético) como ser conselheira

“É difícil. É uma coisa em que não tive muito interesse até o momento. Eu já procurei uma vez e realmente tem muitas barreiras, muitas coisas que impedem para chegar até lá. Seria bom ter uma mulher no conselho. Nunca pensei em ser presidente também. Para está lá tem que estar preparado sim. Tem que saber muito mais do que futebol, tem que saber muito mais do amor ao time. Tem que ter uma sincronia muito grande”

CONTRATAÇÕES EM 2019

– Mayza Machado (Goiás)

“Não vou dizer desesperadamente 10 jogadores, mas no mínimo quatro. Eu gosto muito do Marlone, mas acho que ele precisa de um substituto a altura. O Geovane Augusto não tem jogado bem nos últimos anos. Não me agrada o Geovane Augusto. O Goiás precisa de um outro meia. Igual ou melhor que o Marlone. De repente até melhor para a série A. Nós precisamos de um centroavante. O Brandão e o Brenner já mostraram que não são aqueles centroavantes titulares que nós precisamos. Ainda estamos a procura”

– Rozana Parreira ( Vila Nova)

“Não conseguimos repor algumas áreas, com a saída de alguns atletas. Nós perdemos o Moacir para o Atlético, acho que foi uma grande perda. Não gosto dessa dupla de zaga que joga hoje, Wesley Matos e Philipe. Eu acho o Phelipe muito pesado. Eu colocaria o Patrick para jogar no lugar. Gosto do Hélder. Não conseguimos ainda um lateral direito a altura do Maguinho. Não gosto muito do Cametá. Nós temos um meio de campo bem consistente, mas acredito que poderíamos ter uma pessoa de maior criação ali. Eu queria muito que o Elias tivesse dez anos a menos, pois ele dá qualidade ao meio de campo, quando ele entra no segundo tempo”

– Izabela Borges (Atlético)

“Nossos laterais estão bem fracos e precisa dar uma melhorada. A zaga também está complicada. O Pedro Raul está mostrando está bem. É uma aposta que começou agora. Espero que ele continue bom como ele está indo. O Matheus também graças a Deus já renovou o contrato dele e está jogando muito bem. Eu gostei da renovação de contrato dele. Ele mostrou realmente ter vestido a camisa e está dando o melhor de si para o time”

Confira a íntegra dos Debates Esportivos na Sagres 730

{source}
<iframe width=”100%” height=”300″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/587016378&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true”></iframe>
{/source}