Neste sábado (19), é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro, data que foi escolhida porque no ano de 1898 o primeiro cinegrafista e diretor documentado do país, Afonso Segreto, registrou as primeiras imagens em movimento no País. Em tempos de pandemia da covid-19, um dos setores que mais sofreu impacto econômico foi o setor cultural, incluindo o cinema brasileiro, devido as atividades suspensas com os decretos estaduais e municipais para conter a disseminação do vírus. E para celebrar os tesouros nacionais, confira cinco sugestões dos sucessos nacionais disponíveis nas plataformas de streaming.

Tropa de elite

Imagem: Reprodução

O Capitão Nascimento da Tropa de Elite do Rio de Janeiro é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão apaziguar o Morro do Turano. Ele precisa cumprir as ordens enquanto procura por um substituto para ficar em seu lugar. Em meio a um tiroteio, Nascimento e sua equipe resgatam Neto e Matias, dois aspirantes a oficiais da PM. Os dois se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite e enfrentam a violência e corrupção no Rio de Janeiro. Disponível na Netflix.

O Auto da compadecida

Imagem: Reprodução

Direto do sertão brasileiro, o tesouro e clássico nacional, com os ícones João Grilo e Chicó que marcaram uma geração, com O Auto da Compadecida. Claro que não dá para falar neles e não se lembrar da frase: “Jesus, às vezes, se disfarça de mendigo pra testar a bondade dos homens”, já que o longa traz em sua narrativa a religião do inicio ao fim. O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem aplicando golpes para sobreviver, sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju. Essa dupla promete muitas risadas, mas somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvá-los. Disponível no Telecine.

Cidade de Deus

Imagem: Reprodução

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita. Disponível no Telecine.

Bacurau

Imagem: Reprodução

O sucesso do cinema brasileiro que traz pautas a serem discutidas nos dias de hoje, mostra moradores de Bacurau, uma cidade fictícia do sertão brasileiro. Durante o longa, algo estranho ocorre na região: drones passeiam pelos céus enquanto estrangeiros chegam à cidade. Quando cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam a conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. Disponível no Telecine.

Minha mãe é uma peça

Imagem: Reprodução

Não dá pra falar em cinema nacional e não se lembrar de Paulo Gustavo, o comediante e ator que tirou muitas risadas e trouxe alegria ao povo brasileiro, mas que morreu vítima da covid-19. A trilogia traz a dona Hermínia, uma mulher de meia idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano, que já estão bem grandinhos. Ao descobrir que os filhos a acham chata, resolve sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos preocupados. Disponível na Netflix.

Ananda Leonel é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do jornalista Denys.