No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira , 5 de junho, uma pesquisa da Sou Cerrado mostra que 71% dos brasileiros não sabem que sem o bioma não há água no país. Para 27% das pessoas, inclusive, no Cerrado não tem água. O estudo realizado pela Hibou ouviu 2 mil pessoas em novembro do ano passado, e 37% afirmaram que a floresta amazônica é a vegetação brasileira que é o berço das águas do Brasil.

Apenas 20% dos entrevistados acertaram a questão. O Cerrado abriga muitas nascentes e entre elas estão oito das doze principais regiões hidrográficas do país. Suas grandes reservas subterrâneas de água doce são responsáveis pelo abastecimento das bacias hidrográficas: São Francisco, Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai.

Por esse motivo, o Cerrado é chamado de o berço das águas do Brasil. Mas, além disso, o bioma guarda uma vasta biodiversidade em toda a sua extensão. Presente em 12 estados, sua vegetação possui ainda encraves em três estados predominantes amazônicos: Amapá, Roraima e Amazonas.

O que é o Cerrado?

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e o segundo maior bioma da América do Sul. Sua área é de  2.036.448 km², ou seja, 22% do território nacional. Ele se estende em áreas do Distrito Federal e dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí, Bahia, Maranhão e Rondônia.

Mas a pesquisa inédita da Hibou para a Sou Cerrado, uma plataforma que conecta ongs que lutam pelo bioma, mostrou que 7 em cada 10 brasileiros não conhecem o papel do Cerrado para o país. 

No ano passado, o Cerrado sofreu mais desmatamento que a Amazônia e os índices aumentam a cada boletim diante do avanço do agronegócio e da pecuária sobre a região da Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Mesmo assim, 64% da população não sabia dessa inversão de posição em 2023.

Os brasileiros não conhecem o Cerrado, pois dois terços (2/3) das pessoas não acertaram nem metade das questões da pesquisa.

Destaque da pesquisa

A Hibou perguntou às pessoas qual dos biomas brasileiros é o mais importante a ser salvo caso elas pudessem salvar apenas um e chegou a conclusão que as pessoas protegem o que elas mais conhecem. Então, 69% escolheram a Amazônia, 17% a Mata Atlântica e 14% o Cerrado.

Os motivos são os mais variados possíveis. No caso da floresta amazônica, por exemplo, as pessoas acreditam que ela é o coração do país e o “pulmão do mundo”. Que ela é mais extensa, tem mais biodiversidade, abriga populações indígenas e que a riqueza existente ali a coloca em risco.

A Mata Atlântica é a floresta com a qual os brasileiros mais convivem, portanto, a maior parte da população depende dela. As pessoas que escolheram o bioma mencionaram a sua biodiversidade e o fato de estar quase totalmente devastado e em risco de extinção. Para as pessoas que a escolheram, já tem muitas ongs protegendo a Amazônia.

A escolha pelo Cerrado se deu pelas nascentes e por sua importância no equilíbrio hidrológico do país. As pessoas disseram que o agronegócio o almeja e que é necessário proteger a biodiversidade, contra o excesso das queimadas, por ser um “bioma delicado” e por que “proteger o Cerrado é proteger os outros biomas”.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é em 5 de junho. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data no ano de 1972, durante a 27ª sessão de sua Assembleia Geral anual. O dia de hoje é para a humanidade refletir sobre a importância da proteção e preservação do planeta.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: