Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado neste sábado (29), a Sagres recebeu nesta sexta-feira (28) a diretora da ONG Mala de Histórias, Bárbara Wendel. O Projeto atua nas regiões periféricas de Goiânia e Região Metropolitana, com ações de leitura e literatura. Bárbara destacou que na data de hoje é importante ressaltar que “o livro é objeto mais democrático que existe”.
Assista à entrevista completa:
“É muito complicado levar outra espécie de arte, um teatro, uma apresentação musical, pra as zonas periféricas porque envolvem muito mais dificuldades. E por meio do livro a gente conhece outras realidades e, através dos nossos sonhos, cria novas realidades para nós mesmos. É isso que a Mala de Histórias tem feito nesses três anos”, explicou a diretora.
Bárbara continuou e afirmou que o livro é muito mais do que apenas o material físico. “É tudo que está junto, tudo que é possível sonhar através dele. A gente usa muito recurso da contação de histórias, da imaginação e, basicamente, a gente acredita muito que se a gente pode sonhar, a gente pode realizar. E é isso que a gente tenta levar por meio da literatura”.
Outro ponto que chamou atenção da diretora foi a realidade das crianças da periferia, que ela acredita que o livro pode ajudar a mudar. “É muito grave, situação de fome, de abandono, falta de afeto e de carinho. Como ela vai encontrar uma referência para ela poder sonhar com algo diferente daquilo? E o livro é muito capaz de fazer isso. Então quando a gente leva histórias bonitas, de sonhos, de novas possibilidades para essas crianças, talvez elas consigam enxergar um futuro diferente pra elas”, concluiu.
Leia mais: