Nesta segunda-feira (7), o técnico Tite convocou os 26 jogadores que vão disputar a Copa do Mundo do Qatar. Como sempre teve polêmica na lista apresentada pelo treinador da seleção brasileira. Daniel Alves de 39 anos foi convocado. Ele passa a ser o jogador brasileiro mais velho convocado para uma copa do mundo, superando o ex-lateral direito Djalma Santos que disputou o mundial de 1966 com 37 anos.

Leia também: Tite anuncia lista de convocados para a Copa do Mundo no Catar

Dani Alves é um dos maiores vencedores do futebol. Tem 43 títulos ao longo da carreira, sendo 5 com a camisa da seleção brasileira. É bicampeão da Copa das Confederações (2009 e 2013) e da Copa América (2007 e 2019). Conquistou também a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2021. Já disputou duas copas do mundo (2010 e 2014). Atuou pela seleção brasileira em 125 partidas.

Na atual temporada pelo Pumas do México, Dani Alves, realizou apenas 12 jogos. Foi muito criticado pelas fracas apresentações. Não joga há quase 2 meses desde a eliminação da sua equipe do campeonato mexicano.

A exemplo do Dani Alves, Tite também tem um bom desempenho no comando da seleção: são 76 jogos com 57 vitórias, 14 empates e 5 derrotas. O aproveitamento é de 81,14%. Com estes números significativos, Tite só ganhou a Copa América de 2019. No mundial da Rússia parou nas quartas de final, na derrota de 2 a 1 para a Bélgica e no ano passado perdeu a Copa América, em pleno Maracanã, para a Argentina por 1 a 0.

Daniel Alves tem um currículo invejável. Merece homenagens por tantas conquistas no futebol. Nem por isso deveria estar na lista dos 26 que vão a Copa do Mundo do Qatar. Como atleta em fim de carreira seria justo ser convidado para integrar a comissão técnica da seleção brasileira.

Acho que o Tite pensa que o recheado currículo de Dani Alves é uma espécie de amuleto da sorte. Não é assim. Em Copa do Mundo é preciso convocar os atletas que estão na plenitude física e técnica. O que não é o caso do Dani Alves!

Os outros laterais convocados Danilo, Alex Sandro e Alex Telles também não enchem os olhos. O Daniel Alves por ter sido fora de série foi longe demais. Mas chegou ao fim da linha para ele. De agora em diante será útil fora de campo.

Nesse ponto discordo frontalmente do técnico Tite. Mesmo assim, tirando esse problema das laterais, acho que dá para formar uma boa seleção em condições de conquistar o Hexa. Vai Brasil!