Em um mundo tão competitivo, jovens precisam cada vez mais ter competências e habilidades, que vão além da formação técnica e acadêmica. Com o mundo em constante transformação, o mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, competitivo, e seletivo. Os novos formatos de carreira contribuem para que o jovem possa interagir e se adaptar às mudanças.

Neste sábado, dia 15 de julho, é celebrado o Dia Mundial das Habilidades da Juventude. A data é foi instituída pela ONU, em 2014; O objetivo é lembrar a importância estratégica do investimento em uma educação de qualidade que forneça ao jovem competências que o capacitem para o trabalho digno.

A expectativa é quanto a geração de uma dinâmica na sociedade que visa a redução do desemprego, do subemprego e portanto da pobreza.

Competências

O Diretor Geral da Project Manager Institute (PMI) América Latina, Ricardo Triana, avalia que os avanços tecnológicos e as mudanças na dinâmica do mercado de trabalho exigem dos jovens cada vez mais conjuntos de competências ágeis e adaptáveis.

“As pessoas que vão entrar no mercado de trabalho tem que estar preparadas para os desafios que vão acontecer no futuro”, relatou Triana. Para ele, durante a pandemia da Covid-19 houve um grande aprendizado, devido as dificuldades e carências encontradas.

Ricardo Triana é diretor-geral da PMI América Latina. Foto: Divulgação

Ricardo Triana avalia que empresas, organizações e até governos começaram a entender que não era suficiente o que sabíamos antes da pandemia, que era necessário fazer outras coisas.

O diretor entende que é importante que todos estejam preparados para momentos de crise.

“Foi uma mudança muito rápida, pois você precisa preparar pessoas para fazer coisas diferentes, de forma ágil e nessa alternância tecnológica, as habilidades precisam ser aprimoradas para poder enfrentar os novos desafios. Se acontecer uma nova pandemia, ou mudanças econômicas, temos que estar preparados”, analisou.

Power Skills

O diretor Ricardo Triana, destaca que os jovens devem pensar no desenvolvimento das Power Skills (Habilidades Poderosas, em português).

O conceito é referente às habilidades e competências que o profissional desenvolve para elevar a sua performance e garantir melhores resultados para o negócio.

Então existem as necessidades que estão acontecendo, responder as mudanças rapidamente e os jovens estão enfrentando um mundo mais complexo. Ricardo Triana analisa que as Power Skills realmente podem transformar a forma como os profissionais atuam ou pretendem atuar no mercado de trabalho.

Gerenciamento de projetos

Entre as ferramentas está o gerenciamento de projetos. O jovem deve desenvolver habilidades pensando não apenas nas ideias, mas como executá-las e convertê-las em resultados.

“O que acontece é que independente do setor que você esteja é importante construir um projeto. Se você estiver construindo um prédio, precisa de um projeto para a parte hidráulica, elétrica, etc. É melhor pensar em projetos para que não fiquem apenas no papel, em ideias, mas como levá-las até a execução e resultado”, relatou.

Triana reforça que é importante que os jovens desenvolvam habilidades para que sejam transversais, ou seja, quando se fala em competitividade, não é correr contra alguém e ganhar, mas poder se movimentar em outras posições de trabalho para buscar a melhor posição possível na carreira.

Neste Dia Mundial das Habilidades da Juventude, a reflexão é para que a educação e a orientação técnica e vocacional sejam essenciais para reduzir barreiras de acesso para o mundo do trabalho, garantindo que as competências adquiridas sejam relevantes, reconhecidas e certificadas, oferecendo novas oportunidades para jovens.

Esta reportagem está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 da Organização das Nações Unids (ONU)- Redução das Desigualdades.