A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa de Bolsas de Estudo das Nações Unidas – Fundação Nippon, está com inscrições abertas para um treinamento avançado sobre oceanos e legislação marítima. O programa será em 2024. 

Mas a oportunidade é somente para pesquisadores de países em desenvolvimento. Assim, podem se inscrever candidatos com idade entre 25 e 40 anos de idade, que possuem formação universitária ou equivalente. Além disso, a ONU informou que é necessário demonstrar capacidade de realizar pesquisas e estudos acadêmicos avançados.

A entidade encorajou ainda que mulheres se candidatem às vagas e afirmou que a intenção é oferecer 14 bolsas.

Estrutura

O programa é da Divisão de Assuntos Oceânicos e Direito do Mar (Doalos) da ONU e, então, está estruturado em duas etapas: treinamento e pesquisa. Na primeira parte, os pesquisadores vão ficar em treinamento por três meses, de março a junho, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. A fase seguinte será de seis meses, com pesquisa e estudo em uma instituição de julho a dezembro.

Segundo a ONU, o objetivo nas duas fases é que os pesquisadores adquiram habilidades para auxiliar seus países na implementação da estrutura jurídica estabelecida pela entidade . E ainda, que contribuam com a gestão oceânica no contexto do desenvolvimento sustentável proposto pela Agenda 2030.

Inscrições

Os candidatos podem obter mais informações no site da Divisão de Assuntos Oceânicos e Direito do Mar (Doalos) da ONU, como as qualificações exigidas para participar do programa. As inscrições serão realizadas usando o botão “APPLY NOW” disponível neste portal aqui

É necessário preencher formulários e enviar documentos para o email [email protected], até 8 de setembro de 2023. O resultado será comunicado individualmente aos candidatos aprovados e depois publicado no portal do programa em dezembro.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 14 – Vida na água e o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: