Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), destaca que o Meio Ambiente é um tema importante para a população. No entanto, ainda não está entre as principais prioridades do país.

O Meio Ambiente está na agenda de áreas prioritárias para receber atenção do Governo Federal. O Brasil tem enormes recursos naturais a serem presernvados e ainda assim a expectativa está abaixo do esperado.

A constatação está na pesquisa Radar Febraban realizada em todo país, entre os dias 22 e 29 de junho. O levantamento procura identificar otimismo na economia, entre outros fatores, incluindo ambientais. A divulgação da pesquisa aconteceu neste mês.

O Meio Ambiente é responsabilidade de todos. Foto: Samuel Straioto.

Outras prioridades

O meio ambiente é prioridade principal para apenas por 2% dos entrevistados como primeira resposta. O resultado coloca a questão ambiental portanto como a oitava entre todas as prioridades nacionais.

As outras prioridades citadas são: saúde (29%); educação (22%); e emprego e renda (20%); as três mais citadas.

Ou seja, a pesquisa indica que o brasileiro está mais preocupado com a sobrevivência e o sustento. Inflação e custo de vida (8%); fome e pobreza (7%); corrupção (5%); e segurança (4%) também estão à frente da preocupação com o meio ambiente.

Desmatamento

As informações sobre desmatamento, já chega a 27% dos entrevistados da pesquisa. O conhecimento a respeito de recente compromisso assumido pelos principais bancos do país vale a partir de 2026.

Nesta data, as instituições financeiras só concederão empréstimos a frigoríficos e matadouros que tenham implementado medidas ambientais.

Por exemplo: os sistemas de rastreio das suas cadeias de fornecimento para comprovar que o gado não proveniente de áreas desmatadas ilegalmente.

Acesso a pesquisa completa

A reportagem está alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12, Consumo e Produção Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia outras notícias

Projeto na Câmara de Goiânia prevê medidas contra acúmulo de lixo