Na próxima terça-feira (20), o Atlético Goianiense terá o seu primeiro compromisso na Copa Sul-Americana de 2021. Em sua segunda participação no torneio, o ‘Dragão Campineiro’ está no Grupo F, ao lado de Newell’s Old Boys-ARG, Palestino-CHI e Libertad-PAR. Os argentinos serão os adversários na 1ª rodada, às 19h15, no estádio Antônio Accioly.

Confira também

Tradicional clube de Rosário, capital da província de Santa Fé e terceira maior cidade da Argentina, o Club Atlético Newell’s Old Boys é considerado um dos principais clubes do interior do futebol argentino, ou seja, aqueles fora da Grande Buenos Aires, a região metropolitana da capital do país. Nove vezes campeão nacional, possui seis títulos do campeonato local, o último conquistado em 2013.

Rubro-negros como o Atlético-GO, já foram vices da Libertadores duas vezes, em 1988, para o Nacional-URU, e 1992, para o São Paulo. Esta será a quarta participação dos ‘leprosos’ na Sul-Americana, competição que teve como melhor resultado em 2010, quando chegou até as quartas de final. Em 2005 e 2018, não conseguiu superar a primeira fase, sendo 2018 a sua última participação em torneio internacional.

Jonatan Cristaldo, Jerónimo Cacciabue e Maxi Rodríguez são três importantes jogadores do Newell’s (Foto: Divulgação/Club Atlético Newell’s Old Boys)

A classificação do Newell’s à Sul-Americana de 2021 se deu pelo desempenho na Superliga Argentina de 2019-20, finalizada em março do ano passado, com a oitava posição na tabela geral. No segundo semestre de 2020, ficou fora da fase final da Copa de la Liga, não conseguindo se recuperar na repescagem. No torneio desta temporada, é o 11º de 13 times na Zona B, com sete pontos em nove jogos.

O desempenho da equipe deve ter efeito nas eleições presidenciais do Newell’s, marcado para o dia 25 deste mês. O candidato da situação, Cristian D’Amico, atual vice de Eduardo Bermúdez, que ocupa a presidência desde 2016, conta com bons resultados nos próximos jogos para assumir o cargo.

Em 2021, foram apenas duas vitórias, a última conquistada na segunda-feira (12), quando bateu o Lanús por 3 a 1, fora de casa, com gols de Jonatan Cristaldo e Jerónimo Cacciabue (duas vezes) – confira os gols do jogo. A exemplo do Atlético, o Newell’s também joga neste sábado. Em casa, no estádio Marcelo Bielsa, recebe o Patronato, lanterna da chave com um ponto a menos, às 20h15 de Rosário (mesmo horário de Brasília).

Em março, a direção ‘rojinegra’ trocou o comando técnico da equipe, hoje comandada por Germán Burgos, assistente de Diego Simeone por uma década, com trabalho destacado no Atlético de Madrid-ESP. O treinador esteve à frente do time em apenas quatro partidas, com uma vitória e três empates – sete gols marcados e cinco sofridos. Ainda em busca do melhor equilíbrio e entrosamento, a formação teve a mesma base nos últimos três jogos.

Inicialmente postado em um 3-4-3, se defende em um 5-3-2, com uma atenção maior à fase defensiva, que possui problemas para proteger a sua área. No ataque, os alas Cacciabue, na direita, e Franco Negri, à esquerda, são peças importantes para a equipe chegar à área adversária com cruzamentos. O time é liderado pelos experientes Pablo Pérez (35 anos), volante, e Maxi Rodríguez (40), meia-atacante, ambos formados no clube.

Germán Burgos, treinador do Newell’s (Foto: Divulgação/Club Atlético Newell’s Old Boys)

Durante a última semana, Burgos teve mais um desfalque importante. Na quinta-feira (15), o zagueiro Manuel Capasso teve resultado positivo para coronavírus e estará ausente nas próximas semanas. Além do defensor, outras ausências significativas são o volante Julián Fernández, que sofreu uma torção no joelho e lesionou o ligamento colateral medial, assim como o lateral-direito Franco Escobar (fratura no pé) e Santiago Gentiletti (joelho operado).

Para o jogo deste sábado – confira a convocação -, a equipe não deve ter força máxima, embora seja uma oportunidade para a comissão técnica solucionar as últimas dúvidas para a viagem à Goiânia. Além do jovem Martín Luciano, de apenas 17 anos, Juan Freytes é o único zagueiro de origem disponível, enquanto Alexis Rodríguez pode ser substituído por Manuel Llano ou Facundo Nadalín na ala direita, com Cacciabue de volta ao meio-campo.

  • Provável Newell’s para terça-feira: Alan Aguerre; Diego Calcaterra (Facundo Nadalín), Cristian Lema e Yonatan Cabral; Jerónimo Cacciabue, Pablo Pérez, Juan Sforza e Franco Negri; Alexis Rodríguez (Manuel Llano), Maxi Rodríguez e Jonatan Cristaldo
Conheça um pouco mais sobre o Newell’s Old Boys