E-books gratuitos produzidos na Universidade de São Paulo (USP) conectam crianças com a vida nos oceanos. Com baleias e golfinhos, os autores estimulam o público infantojuvenil a conhecer a vida marinha e a importância de proteger as águas dos mares em todo o mundo.
Baleias e golfinhos são duas espécies presentes na costa brasileira. Por isso, estudantes dos cursos de Oceanografia e Ciências Biológicas da USP criaram três livros e um audiolivro sobre os animais no Laboratório de Biologia da Conservação de Mamíferos Aquáticos (LABCMA). Os estudantes tiveram orientação do professor Marcos César de Oliveira Santos.
Marcos Santos buscava novos métodos para ensinar sobre os oceanos, mas também queria fazer com que esse conhecimento chegasse à população. Desta forma, então, o professor começou a dedicar-se a projetos de cultura e extensão.
“Optei pela reconstrução do conhecimento compartilhado em sala de aula, e adquirido em pesquisas pelos estudantes fora da Universidade, em produtos que pudessem alcançar uma ampla gama de pessoas que não fazem parte da comunidade científica”, disse.
Livros
Os livros são gratuitos, estão no formato e-book e o foco das obras é o público infantojuvenil. Um dos livros, por exemplo, é Maria Toninha e a profecia dos humanos cetáceos, escrito por Iris de Moura e ilustrado por Sabrina Raphaela Santos. Então, o e-book traz uma história ficcional de uma menina que enxerga os animais do oceano de uma forma diferente.
A segunda obra intitulada Entre baleias e golfinhos é de Milena Lara e contém ilustrações de Gabriela Lara. As crianças leem a obra e é como se acompanhassem um passeio pelo fundo do mar. O terceiro livro é muito informativo e guarda informações sobre várias espécies marinhas e suas características. Essa é a história do Conhecendo as baleias e os golfinhos, de Edinéia Barreto e Marcos Santos.
O livro Conhecendo as baleias e os golfinhos também está disponível na forma de audiolivro. A obra é resultado da monografia de Edinéia Barreto que desenvolveu um projeto sonoro com os sons emitidos pelas baleias e pelos golfinhos.
“Ela desenvolveu dois suportes com espécies de baleias e golfinhos feitas com massinha, e caixinhas das quais, ao se apertar um botão, era possível ouvir os sons emitidos por aquelas espécies – material básico para ensino para deficientes visuais”, explicou Santos. Os três livros estão disponíveis para baixar gratuitamente na página do LABCMA neste link.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
*Com informações do Jornal da USP
Leia mais: