A Bolsa da Valores Brasileira tem contado com um importante aliado nos últimos meses, que são as commodities. A Ibovespa acumula alta em seu valor de mercado em 2021. Para entender sobre o assunto o Sagres em Tom Maior da Sagres TV recebeu nesta terça-feira (11) o especialista em economia Luiz Carlos Ongaratto.

Confira a íntegra da entrevista a partir de 1h47:

As commodities são produtos de origem primária comercializados nas bolsas de mercadorias e valores de todo o mundo e que possui um grande valor comercial e estratégico. Tratam-se de recursos minerais, vegetais ou agrícolas, tais como o petróleo, o carvão mineral, a soja, a cana-de-açúcar, entre outros.

“As commodities, a reprimarização da nossa pauta produtiva gera esse tipo de situação dentro do nosso mercado, além da própria composição no tamanho das empresas, da representatividade dessas empresas de diversos setores. Então elas puxam nossa economia e principalmente o nosso mercado monetário financeiro”, explica Luiz Carlos Ongaratto.

O economista ressalta ainda que a alta das commodities acontece em virtude de um aumento de demanda, devido ao crescimento da economia em países emergentes.

“Se olharmos desde a crise de 2008, 2009, o Brasil passa a investir muito nesses setores e desde então as commodities passam a ter um ciclo ainda maior de valorização. Porque o Brasil atrela o seu crescimento econômico ao crescimento da população e do consumo de proteína animal, consumo de commodities, da indústria internacional”, detalha.

“Então quanto mais forte estão os mercados emergentes, como a China, a África do Sul, a Rússia, a Índia. Nós temos as economias emergentes muito fortes e esse crescimento da população puxa o consumo de commodities e isso vai valorizando. Temos esse reflexo potencializado devido a questão cambial dentro do Brasil, mas independentemente do cambio a demanda está elevada e o preço também se eleva independente de questões cambiais, porque o preço em dólar está aumentando”, conclui.