O Sistema Sagres recebeu, nesta sexta-feira (8), a visita do presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Celso Athayde. Em Goiânia, para participar da final da Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA), Athayde foi apresentado às filosofias e políticas educacionais do Sistema, além de conhecer a estrutura física.

“A educação é o princípio de tudo que a gente faz. Nada que nós produzimos deixa de ter a educação como ponto central.” Para ele, conteúdos que não são pensados para a educação seriam apenas para entreter.

Foto: Rafael Rodrigues Sistema Sagres.

“A educação é o fio condutor de todos os processos para que as pessoas tenham efetivamente emancipação, do contrário estaríamos apenas criando entretenimento”, disse o presidente.

Inspiração

Questionado se vê similaridades entre o trabalho desenvolvido pela CUFA e o Sistema Sagres, Celso Athayde disse que pensar ideias voltadas para a educação é inspirador.

“Na medida em que a gente conhece ações e atividades tão sólidas como essa aqui, nos inspira a desenvolver mais ações ainda e qualifica melhor aquilo que a gente já faz.”

Ele afirmou ainda que visitar iniciativas, fundações e espaços físicos como este é muito importante. “Conseguimos levar daqui ideias para a nossa instituição e também para outras pessoas”, afirmou.

Relevância

Para a Rayane Monteiro, gestora educacional da Demà Jovem, políticas educacionais voltadas para a educação podem mudar a vida de muitos jovens.

“Políticas públicas voltadas para educação para as crianças e adolescentes são muito importantes para transformar as vidas. Trabalhamos muito com jovens vulneráveis, então é uma oportunidade do trabalho, da transformação da realidade que eles estão inseridos”, afirmou a gestora.

Foto: Rafael Rodrigues

Empreendedor social, Celso Athayde foi premiado pelo Fórum Econômico Mundial, em sua sede, em Davos na Suíça, nesse ano. Em Goiânia, vai receber o título de Cidadão Goianiense.

A CUFA está presente em 108 territórios brasileiros e atendeu 78 mil famílias durante a pandemia através da ação humanitárias, como o Mães da Favela.

Além disso, a instituição tem tido grande relevância local, no fortalecimento e empoderamento das pessoas, através do desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social, educação, cultura e esporte.

Leia mais: