Ela disse adeus: Serena Williams pendura a raquete

Chegou ao fim uma das carreiras mais gloriosas da história do esporte mundial. Aos 40 anos, Serena Williams anunciou sua aposentadoria do tênis profissional. Após perder para Alja Tomljanovic na terceira rodada do US Open 2022, a multi campeã norte-americana disse adeus as quadras.

Ela já tinha avisado: é péssima em dar adeus e, por isso, não fez questão de planejar uma despedida à altura de sua história. A norte-americana apenas anunciou que seu último torneio seria o US Open e se permitiu fluir pelo caminho natural da competição.

Curiosamente, a música “Ela Disse Adeus” foi lançada pela banda brasileira Os Paralamas do Sucesso em 1998, mesmo ano que Serena ganhara seu primeiro título de Grand Slam, o torneio de duplas, justamente do US Open, ao lado da irmã Vênus.

A canção fala de uma mulher que se cansou e agora quer se divertir. O pop-rock-ska-reggae brasileiro encaixa como trilha sonora perfeita para a aposentadoria de Serena.

As irmãs Williams na conquista do torneio de Wimbledon.

Desde 1998, foram 98 títulos em simples, duplas e duplas mistas; 39 títulos em torneios do Grand Slam, sendo 23 em torneio simples e 16 em duplas. Serena também conquistou quatro ouros olímpicos e passou 319 semanas como número 1 do mundo.

Legado

A atleta deixará de competir, mas seu legado transcende o esporte e continuará presente. Ao enfrentar um universo machista, preconceituoso e elitizado como o tênis, Serena Williams abriu portas para outras mulheres e se tornou um ícone mundial.

Uma carreira das mais vitoriosas do esporte, que não pode ser resumida a taças, medalhas e estatísticas. Mais do que uma lista de conquistas, Serena deixa um legado incomparável. Ela e irmã Venus bateram de frente contra o machismo e. o racismo em um esporte massivamente praticado por homens brancos.

Will Smith, Demi Singleton e Saniyya Sidney interpretam Richard, Serena e Venus Williams em ‘King Richard’. Foto: Warner Television.

A história de Serena Williams foi parar no cinema por intermédio do filme King Richards, que conta a história da luta do pai de Serena e Venus Williams para transformá-las em grande tenistas. Will Smith levou o Oscar de melhor ator ao interpretar Richard, o pai das irmãs Williams.

Próximos passos

Serena pode vir a sentir falta do tênis, mas certamente não faltará competição em sua vida. Já faz algum tempo que a americana frequenta o mundo dos negócios, onde o ambiente é tão ou mais agressivo do que no circuito mundial.

A ex-número 1 do planeta passou os últimos 4-5 anos planejando a formação da Serena Ventures, uma empresa de venture capital que investe em companhias que têm boas ideias, mas precisam de dinheiro para levá-las adiante.

Ela e a irmã Vênus, por exemplo, são sócias do Miami Dolphins, time de futebol americano da NFL. As irmãs já são esperadas no Sun Life Stadium na estreia dos Dolphins na temporada 2022 no próximo dia 10, diante dos grandes rivais New England Patriots.

Serena e Vênus são sócias do Miami Dolphins da NFL. Reprodução/Instagram/Serena Williams

Retorno?

Ela disse adeus já sem nenhum sinal de amor. Ou melhor, quase. Em seu discurso Serena não descartou o retorno às quadras. Afinal, os americanos adoram uma história de “desaposentadoria” (vide Michael Jordan e Tom Brady, por exemplo). Tenho certeza que muitos ainda querem ouvir aquele “Come on!” típico da jogadora ao marcar um ponto decisivo.

“Sou grata por ter podido viver essa jornada tão divertida e maravilhosa. Não penso em voltar, mas nunca se sabe”, afirmou Serena ao fim da partida. “Demonstrei que ainda sou capaz de jogar em alto nível, mas estou pronta para ser mãe, para explorar uma nova versão de mim mesma”.

Ela disse adeus e chorou, mas as lagrimas após o final da partida foram de felicidade, agradeceu à família, amigos e fãs, e saiu deixando sua raquete em quadra, seguindo para novos desafios.

Leia mais da Coluna Sagres Internacional:

Mais lidas:

Leia também: