As campanhas de Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) realizam as últimas tentativas de conquistar o eleitor goianiense neste segundo turno das Eleições 2020. De acordo com Pesquisa Diagnóstico divulgada na última quinta-feira (26), 9 em cada 10 eleitores devem manter os votos dados no primeiro turno. Resta aos dois candidatos, convencer os eleitores dos outros 14 concorrentes na primeira votação.

Adriana Accorsi (PT) foi a terceira colocada no primeiro turno com 13,39% dos votos válidos. O PT decidiu por manter a neutralidade neste segundo turno. Já a candidata, decidiu apoiar o candidato do MDB. 62% dos eleitores de Adriana devem migrar para Maguito Vilela no segundo turno. Outros 18,8% manifestam a intenção de votar em Vanderlan. 19% dos eleitores não sabem, votam branco ou nulo.

O candidato Gustavo Gayer (DC) terminou o primeiro turno como o quarto colocado com 7,62% e 45 928 votos. Gayer e o partido Democracia Cristã decidiram pela neutralidade neste segundo turno. De acordo com a Pesquisa Diagnóstico, 37,5% dos eleitores estão dispostos a votar em Maguito Vilela. 29,2% dos eleitores manifestam a intenção de votar em Vanderlan Cardoso. Outros 33,4% votam branco, nulo ou seguem indecisos.

O deputado federal Elias Vaz (PSB) terminou o primeiro turno na quinta colocação com 24 626 votos e 4,08% dos votos validos. O candidato e o Partido manifestaram o apoio público ao candidato Maguito Vilela no segundo turno. A maioria dos eleitores tendem a seguir um outro caminho: 44,4% manifestam intenção de votar em Vanderlan Cardoso. 33,3% devem seguir a sugestão de Elias Vaz. Outros 22,3% manifestam votar branco ou nulo.

O deputado estadual Major Araújo (PSL) terminou a corrida do primeiro turno na sexta colocação com 3,38% dos votos válidos e 20 395 votos em Goiânia. Enquanto o candidato optou pela neutralidade, o PSL anunciou apoio a candidatura de Maguito Vilela. O evento na última segunda-feira contou com a presença do deputado federal Waldir Soares, do deputado Estadual Paulo Trabalho e vereador reeleito Lucas Kitão.

45,5% dos eleitores de Major Araújo estão indecisos ou votarão branco ou nulo. 36,4% dos eleitores manifestaram intenção de votar em Maguito Vilela e outros 18,1% estão com a intenção de eleger Vanderlan Cardoso.

Entre os eleitores que optaram pelo voto branco ou nulo durante o Primeiro Turno, 62,5% manifestam a intenção em manter a decisão no Segundo turno.

Confira o que dizem os ex-candidatos:

Dra. Cristina (PL): declara apoio a Vanderlan Cardoso
Virmondes Cruvinel (Cidadania): declara apoio a Vanderlan Cardoso
Delegada Adriana Accorsi (PT): declarou que vota em Maguito Vilela
Elias Vaz (PSB): declarou que vota em Maguito Vilela
Talles Barreto (PSDB): declarou que vota em Maguito Vilela
Gustavo Gayer (DC): não vai apoiar nenhum candidato
Major Araújo (PSL): Optou pela neutralidade no 2º turno
Alysson Lima (Solidariedade): Optou pela neutralidade no 2º turno
Professor Antônio (PCB): defende o voto nulo
Vinícius Gomes (PCO): defende o voto nulo
Samuel Almeida (PROS): apoia a candidatura de Vanderlan Cardoso
Cristiano Cunha (PV): declarou que apoia Maguito Vilela
Manu Jacob (Psol): Não vai apoiar nenhum candidato
Fábio Junior (Unidade Popular): Optou pela neutralidade no 2º turno

Metodologia

A pesquisa Diagnóstico/Sagres foi realizada nos dias 24 e 25 de novembro e ouviu 626 eleitores na cidade de Goiânia. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Número de identificação na Justiça Eleitoral: GO-00800/2020 no dia 20 de novembro de 2020. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

A responsabilidade técnica é do Diagnóstico de Pesquisas de Comportamento Eireli e a contratação foi feita pela Rádio Clube de Goiânia S/A/ Rádio Sagres 730.