O ex-prefeito de Goianésia, Renato de Castro foi empossado como presidente da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego). Ele substitui Hugo Goldfeld à frente do órgão. Castro argumentou que a “Codego precisa deixar de ser problema e ser solução”. Ele ressaltou a necessidade de uma boa relação com o setor empresarial.

“A Codego vai ser uma ferramenta para dignificar Goiás”, declarou o governador Ronaldo Caiado em discurso. Ele argumentou que há um trabalho de reestruturação sendo feito e que Renato de Castro terá apoio para promover mudanças. “Precisamos de eficiência”, completou Caiado.

Missões políticas

Renato de Castro destacou que terá missões políticas à frente da Codego. Ele argumentou que é economista por formação, mas que passou grande parte da vida fazendo política. Ele ressaltou que haverá uma atuação nos dois sentidos, tanto técnico, quanto político.

“Com certeza. Eu fui prefeito e dizia o seguinte: o secretário que é técnico precisa aprender um pouco de política, e o secretário que é político precisa aprender um pouco de técnica, uma coisa não funciona sem a outra. Pra qualquer pessoa chegar ao governo do Estado precisa de ter votos e precisa também fazer política. Precisa fomentar o desenvolvimento econômico. Eu ocupo um cargo técnico, sou economista por formação, mas fiz muita política na vida. Tenho a combinação”, declarou.

O governador Ronaldo Caiado ressaltou em discurso que além de saber de lidar com a política e com questões técnicas, é preciso ter competência. “Quero governar ao lado das boas cabeças que querem o bem da população de Goiás”. Caiado ressaltou que a presidência da Codego dará outras projeções para Renato de Castro. “A sua atuação lhe credenciará para voos maiores”, disse o governador.

Aliados

O secretário de governo, Ernesto Roller, discursou na solenidade de posse de Renato de Castro na Codego. Roller e Castro fizeram parte do grupo de dissidentes do MDB em 2018 que deu apoio à candidatura de Ronaldo Caiado ao governo estadual. “O senhor vem para este governo que ajudou a aqui chegar”, disse Roller em discurso.

Roller que balançou na condição de secretário foi mantido, ganhou fôlego e mais autonomia para cuidar da área de articulação política do governo. Ele ressaltou a importância dos ex-prefeitos do MDB em estarem na condição de integrantes do primeiro escalão da administração estadual.

“O nosso grupo político sempre trabalhou visando alcançar o resultado que permitisse mudar a gestão do governo. Ao me convidar para deixar a Prefeitura de Formosa e vir para o governo, ao convidar o ex-prefeito Renato para assumir a Codego, isso demonstra da parte do governo muito mais do que um sentimento de gratidão, mas o compromisso de todos nós com o mesmo ideal”, declarou Roller.

Renato de Castro também lembrou em discurso que fez parte do grupo político em 2018 que ajudou a dar a vitória a Ronaldo Caiado no governo estadual. O governador Ronaldo Caiado ressaltou a atitude de Renato de Castro na ocasião e destacou o assunto durante o discurso.

Participação

Além do governador Ronaldo Caiado e do empossado Renato de Castro, outras lideranças políticas participaram da solenidade: o vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania), o deputado federal José Nelto (Podemos), deputados estaduais Cairo Salim (PROS) e Amilton Filho (DEM), prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Progressistas), prefeito de Goianésia, Leozão, prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor, o secretário de governo, Ernesto Roller e de Indústria e Comércio, José Vitti, além do presidente da Goinfra, Pedro Sales.

O agora ex-presidente Hugo Goldfeld não compareceu ao evento. Ele se recupera de sequelas da Covid-19. Ronaldo Caiado ressaltou que há poucos dias fez uma visita a ele.