O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado hoje (2). A data foi estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para ajudar a acabar com o preconceito e discriminação que cercam as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.

Para ajudar você a entender quais são as condições que afetam as pessoas que possuem TEA, fizemos uma lista de produções que falam sobre autismo.

O Farol Das Orcas

Nosso primeiro destaque é O Farol das Orcas. Beto é um biólogo e guarda-faunas argentino que é foi responsável por um posto no extremo sul da patagônia, onde orcas apareciam para caçar leões-marinhos. Com o trabalho o biólogo cria um laço com os animais, fato que chama atenção da imprensa.

A relação de Beto com as orcas deu origem a um documentário e também um livro intitulado Agustín Corazón Abierto, escrito pelo próprio biólogo, que deu base para o longa O Farol das Orcas.

A trama mostra que o documentário foi assistido pela espanhola Lola, mãe de Tristán, um menino autista. Ela presenciou o filho demonstrando sinais de emoções pela primeira vez em muito tempo e se desespera para ajudar o menino. Com isso, Lola aparece de surpresa na casa do biólogo.

Em Um Mundo Interior

Nosso segundo destaque é Em Um Mundo Interior. O documentário acompanha o dia a dia de crianças brasileiras com TEA.

A produção registra a vida de famílias de classes sociais e regiões distintas cujos filhos manifestam transtornos sensoriais ou cognitivos, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de jovens com Transtornos do Espectro do Autismo.