Cooperativismo e Meio Ambiente: 1º Encontro de Empreendedorismo das Cooperativas de Reciclagem da Região Metropolitana de Goiânia, é o nome de uma ação, da Organização das Cooperativas Brasileiras, por meio do Sindicato e da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás(OCB-GO) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP/GO). Em parceira com a Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (AMMA), a meta é desenvolver mais empreendedorismo nas cooperativas de recicláveis.

Luiz Alberto Pereira, presidente da OCB/GO disse que hoje a ideia é fazer a sensibilização das cooperativas de catadores de reciclagem para que possam integrar o sistema OCB/SESCOOP, que é responsável por promover e defender o cooperativismo. “Estamos abrindo nossas portas, para que os catadores possam fazer os cursos de capacitação, empreendedorismo e qualificação de dirigentes, para que as cooperativas possam ser competitivas, sustentáveis, através do modelo de auto-gestão”.

Tião Santos, protagonista do documentário “Lixo Extraordinário” (Foto: SagresTV)

Experiência de quem brilhou no Oscar

No evento, o palestrante foi o empreendedor social Tião Santos, protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, que concorreu ao Oscar em 2011. O documentário foi feito pelo artista plástico Vick Muniz. Tião Santos atuou na diretoria da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro e fundou a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho.

“A coleta seletiva, a reciclagem, tem que ser tratada como política pública e não como ação de filantropia. Quando for tratada como política pública, vai avançar, mas para isso, também é necessária reformulação do mercado de reciclagem, que precisa se profissionalizar”, afirmou Tião Santos. Ele comenta também o quanto o Brasil ainda precisa crescer quando o assunto é reciclagem. “O Brasil hoje desperdiça 8 bilhões de reais jogando no lixo que poderia ser reciclado, segundo levantamento do dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o país só recicla 2% do que produz”.

Em Goiânia, existem 14 cooperativas de catadores de materiais recicláveis e duas em Aparecida. Dulce Helena do Vale, presidente da Cooper Rama, de Goiânia, acredita que essa parceria com o sistema OCB/SESCOOP-GO vai ajudar bastante as cooperativas. “Capacitação, formação, empreendedorismo são aquilo de que os cooperados precisam para avançar”, explica.

Já para Francisco Juarez Bezerra, presidente da COOPAC, de Aparecida, o mais necessário nesse momento é matéria prima. ” Temos hoje 14 cooperados, mas a capacidade é para mais de 60. Tem gente na fila à espera, mas a Prefeitura tem trazido pouco material para a gente separar”.

Trabalho em duas frentes

A ação tem 2 eixos. Mais reciclagem gera benefícios para o meio ambiente, por outro, pretende impulsionar a geração de emprego, renda, negócios e melhores condições de trabalho nas cooperativas de recicláveis.

O presidente da AMMA, Gilberto Marques Neto, conta que Goiânia tem investido bastante em reciclagem. “No início do ano, foram entregues 3 galpões construídos com moderna tecnologia sustentável. Em breve, vamos entregar mais um e a construção de mais galpões estão em estudo. A meta é que Goiânia seja a primeira no Brasil em reciclagem”.

Segundo um levantamento da Associação de Empresas de Limpeza (Abrelpe), Goiânia recicla 5,7% dos resíduos produzidos. Perde, por pequena margem, apenas para Florianópolis e Palmas, ambas com 6%.

Depois da grande Goiânia, esta ação iniciada hoje será levada a outras regiões de Goiás. Conta com parcerias, como do Senai, Universidade Federal de Goiás e Ministério Público.

O promotor Juliano de Barros Araújo afirmou que “A ideia é fazer a inclusão dessas cooperativas no Sistema S, através do SESCOOP, para buscar a ampliação da capacitação e a formação de redes dessas cooperativas, para que elas possam aplicar o trabalho que fazem”.

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/ntto9UELd2U” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}