A empresa canadense Sole reaproveita rolhas de vinho para fazer tênis. O produto sustentável ficou pronto após 15 anos de desenvolvimento e chega como uma alternativa aos modelos compostos de materiais sintéticos e derivados de combustíveis fósseis.
O nome do tênis é Jasper Chukka. A produção do calçado começou em 2000, inspirado num piso de cortiça depois que a empresa percebeu o potencial da cortiça reciclada para a fabricação de calçados sustentáveis. No entanto, a ideia com as rolhas de vinho surgiu somente em 2008.
Através do programa ReCORK, a Sole passou a reciclar rolhas de vinho de cozinhas, bares, restaurantes e eventos de toda a América do Norte. A partir delas, então, a empresa desenvolveu o ReCORK Recycled Cork, um material leve, durável e flexível.
O tênis é uma alternativa aos modelos que usam espumas e plásticos à base de petróleo, utiliza malha de lã Merino proveniente de fazendas certificadas, o material é antimicrobiano e não gera umidade na pele. Além disso, o material leva fibra de bisão que iria para o lixo e látex extraído de seringueiras colhidas de forma sustentável.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
Leia mais: