A plataforma Recicle++ é uma ferramenta nova para aumentar a porcentagem de materiais recicláveis das cidades, que atualmente compõem o índice de reciclagem de apenas 4% do país. A tecnologia é de um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Na prática, a Recicle++ é composta de três aplicativos gratuitos desenvolvidos a partir de um protótipo do Cefet-MG. Nos dois anos de aperfeiçoamento os estudantes fizeram aplicativos para doadores, coletores e administradores, por isso são três.

O aplicativo para administrador cadastra e monitora o trabalho de coleta da cidade, então, é ideal para qualquer instituição que gerencia o serviço. A ferramenta para doadores permite que o usuário escolha horários para a coleta e interação com o coletor, além de espaço para indicar qual material deseja doar (papel, óleo, vidro, etc). 

Os coletores, por sua vez, podem acessar um mapa e selecionar as coletas mais convenientes para eles, além de acesso a rota e localização de doadores.

Auxílio às prefeituras 

Foto: Divulgação / Recicle++

A solução inteligente se adapta para qualquer cidade através do mapa. Por isso surge como um auxílio às prefeituras no serviço de reciclagem. A ferramenta está com o código-fonte disponível para download no endereço: https://github.com/recicleplusplus.

A configuração do mapa pode ser feita com instruções disponíveis no o canal do projeto no YouTube. Existe ainda uma versão do Recicle++ na Play Store para dispositivos Android, mas ela faz parte do teste da ferramenta na cidade de São Carlos.

*Com Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água limpa e saneamento.

Leia mais: