A temporada não acabou e o Atlético Goianiense ainda não garantiu sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro para o ano que vem, mas o rubro-negro pode ter ‘reforços’ para a próxima temporada. Tudo porque dois atletas emprestados ao futebol japonês podem retornar ao Brasil em 2022.

Leia também – Zé Roberto comenta tempo na reserva e celebra fim de jejum após 13 jogos: “alma lavada”

Leia também – Adson explica ida ao vestiário após empate e reforça convicção na permanência do Atlético-GO

O principal deles é o meia Wellington Rato, de 29 anos, que chegou ao Dragão em 2020 durante o Brasileirão após se destacar na Série C com a camisa do Ferroviário. Na época, a diretoria atleticana desembolsou apenas R$ 10 mil para pagar a multa rescisória e o atleta deixar o time cearense antes do fim de seu contrato.

Ele precisou de alguns minutos em campo entrando no decorrer das partidas para logo se tornar titular e ampliar seu vínculo com o Atlético-GO até o final do próximo ano. Em sua primeira Série A, Rato teve personalidade e foi um dos destaques da melhor campanha da história do time goiano na primeira divisão. Ao todo foram 30 jogos, seis gols marcados e sete assistências com a camisa rubro-negra.

O bom início de ano pelo Dragão, sendo o principal nome da equipe nas primeiras rodadas do estadual, precisou ser interrompido com a proposta de empréstimo do V-Varen Nagasaki, que disputou a segunda divisão do Japão.

Foram 250 mil dólares à vista pelo empréstimo até dezembro de 2021, com o time japonês tendo a preferência na compra do meia mediante o pagamento de 1,2 milhões de dólares (cerca de R$ 6,6 milhões na cotação atual) para exercê-la.

Em entrevista à Sagres, o presidente Adson Batista explicou que o Atlético-GO ainda não foi procurado pelo V-Varen Nagasaki e que há chances de Wellington Rato defender novamente o clube na próxima temporada.

“Eles deixam tudo para os últimos instantes. Hoje eu vejo uma possibilidade do retorno dele porque não houve nenhum contato e nenhum avanço, mas tenho que esperar terminar o empréstimo”, explicou o dirigente.

Pelo V-Varen Ngasaki, Rato disputou 21 jogos, marcou seis gols e deu duas assistências. Faltando duas rodadas para o término da J.League-2, o time japonês não tem mais chances de acesso e encerra sua participação na competição no dia 5 de dezembro.

Em contato com a Sagres, Wellington Rato, que aproveitará dezembro para passar férias com a família, afirmou que no momento não tem nada definido sobre seu futuro. Ele ressaltou que “tem contrato com o Atlético-GO e que se for preciso voltar, vai procurar dar sequência no que vinha executando no time rubro-negro”.

Pereira em campo pelo Oita Trinita (Foto: Divulgação/Oita Trinita)

Outro jogador rubro-negro no futebol japonês é o volante Pereira, de 24 anos. Revelado pelo Figueirense, também chegou ao CT do Dragão como uma aposta durante a última edição do Campeonato Brasileiro e rendeu ao clube R$ 1 milhão com seu empréstimo para o Oita Trinita.

No Japão, o meio-campista entrou em campo 12 vezes, mas sua equipe não teve sucesso e faltando ainda duas rodadas para a J. League ser finalizada, já foi rebaixada para a segunda divisão. O último jogo será no dia 4 de dezembro. Segundo Adson, os dois casos -de Rato e Pereira- são parecidos.

“Mesma situação. Há conversas, algumas situações, mas com o empresário, nada oficialmente com os clubes de lá”, revelou o dirigente atleticano.

Pelo Atlético-GO, Pereira disputou 13 partidas e balançou as redes adversárias em três oportunidades. O volante tem contrato com o time goiano até dezembro de 2022.