O “Encontro das Crianças Negras” está acontecendo nesta quarta-feira em Goiânia para promover uma educação antirracista e fortalecer a identidade das crianças negras. O evento começou às 8h da manhã e termina às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), no Setor Central.

Os participantes terão acesso a filmes educativos que destacam o combate ao racismo e o empoderamento negro. Mas o Encontro também vai abordar a beleza negra, com oficinas de estética negra que ressaltam o corpo e o cabelo das pessoas negras.

Assim, a secretaria de Políticas Afirmativas da Capital, Cida Garcêz, acredita que as atividades culturais do Encontro transformam a vida das crianças e adolescentes negros de Goiânia.

“Esta iniciativa oferece uma variedade de atividades pedagógicas para fortalecer a memória, identidade, autoestima e empoderamento racial, e o evento é um convite para explorar e celebrar a riqueza da cultura africana e afro-brasileira”, afirmou.

Cultura afro-brasileira 

O “Encontro das Crianças Negras” é assim uma forma de levar conhecimento da cultura afro-brasileira e de matriz africana para crianças e adolescentes que vivem em Goiânia.

A programação conta com diversas atividades tradicionais da cultura afro-brasileira. Sendo, então, brincadeiras e jogos africanos, contação de histórias e oficinas de danças afro-contemporâneas das tradições de matriz africana.

Além disso, as crianças e adolescentes negros aprenderão a produzir produtos capilares naturais para o cuidado com o cabelo afro. Por isso, Cida Garcêz apontou o encontro como uma importante atividade de inclusão e fortalecimento da cultura negra em Goiânia.

“Este evento cultural representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva e igualitária, onde todas as crianças e adolescentes têm a oportunidade de abraçar e celebrar sua herança cultural”, destacou a secretária.

Leia mais: