Enel diz ter cumprido mais de 100% do acordo com Estado para melhoria da energia elétrica

Diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, em entrevista à Sagres nesta quarta-feira (2)

O diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas, detalhou à Sagres nesta quarta-feira (2), a recuperação do sistema de distribuição de energia em Goiás e sobre o relacionamento da empresa com o Governo. Salas argumentou que a Enel comprou a Celg em 2017 em “estado de sucateamento” da rede elétrica, e que três anos e meio após a negociação, a empresa já cumpriu 80% do plano com a Aneel e mais de 100% do acordo firmado com o Estado para melhoria da energia elétrica. Confira a seguir detalhes dessa entrevista.

 

Sagres 730 – De acordo com o secretário Adriano Rocha Lima, a Enel cumpriu o Fec, que é a frequência, mas ainda não havia cumprido o Dec, que é duração de queda de energia. Isso ainda ficou a ser cumprido até o prazo final?

Luis Sala – O relatório que entregamos na semana retrasada foi do mês de julho. O relatório com os resultados finais de agosto é entregue em setembro e a partir daí virá a reunião final com a Aneel, o ministério e o governo. Em relação a performance, nós já reduzimos quase 50% da duração da queda de energia e reduzimos 50% da frequência. Isso em três anos e meio.

Já em relação ao ponto associado ao cumprimento dos indicadores, 80% deles já estão cumpridos. Sendo que dois deles estão em melhora contínua durante todo esse tempo. Entendendo que o sistema elétrico de Goiás é dividido por conjuntos elétricos e localidades, que são 156, nós temos uma meta e já cumprimos mais de 78% dela.

Sagres 730 –  No plano emergencial qual a porcentagem cumprida até o momento?

Luis Sala – Lembrando que temos o plano emergencial com a Aneel e o acordo de compromisso com o governo, mais de 100% do acordo com o governo está cumprido. Especificamente em conexões rurais nós fizemos 60% a mais do previsto.

Sobre o plano emergencial, já cumprimos mais de 80% de todos os indicadores. Os outros 20% é uma melhora contínua identificada pela própria Aneel e governo.

Sagres 730 –  Em 2020 as condições dessa rede de distribuição vão garantir uma redução na queda de energia elétrica? O que pode acontecer neste período chuvoso diferente de 2019?

Luis Sala – Nós temos um plano que a cada cinco anos vai se renovando e à medida que isso é feito você vai deixando uma rede mais resiliente, mais estável e mais robusta. E o que a Enel tem feito é incrementar 73% das equipes em campo. Hoje nós estamos com mais de 1830 equipes além de dobrar a quantidade de postos operacionais, que atualmente são 62. Isso tem ajudado a diminuir o tempo de deslocamento.

Quando nós entramos o número de eletricistas era de aproximadamente 3 mil. Com esse plano de investimento da Enel hoje temos mais de 6 mil eletricistas. É um fortalecimento de estrutura para enfrentar uma temporada como essa. Além disso, temos feito investimentos de automação, que também nos ajuda a dar um melhor tempo de resposta. Hoje estamos com mais de 4800 equipamentos tele controlados.

Sagres 730 – Sobre as dificuldades de relacionamento com o governo de Goiás, elas estão superadas e pode-se dizer que elas foram restabelecidas?

Luis SalaHouveram momentos onde tivemos dificuldade no relacionamento, mas evidentemente que a partir do momento em que o resultado começa a sair e há o alinhamento dos objetivos, começa a ter um relacionamento mais tranquilo. Recentemente estivemos em Água Fria e Formosa fazendo conexões rurais a pessoas que estavam há 30 anos aguardando por energia e isso são coisas que nos unem. É um objetivo nosso e do governo. É um momento onde fica claro que o setor privado e o público podem trabalhar juntos.