O estado de Goiás tem registrado um grande volume de chuvas neste verão e, em função disso, algumas regiões ficaram com acesso mais difícil. O diretor de Operação e Manutenção da Enel, Ícaro Barros, relatou que a Enel também encontra dificuldades para chegar a determinadas localidades.

“Desde o início de dezembro, nós tivemos muitas chuvas na região Nordeste do estado de Goiás e contamos com a proximidade com o poder público e com as forças de segurança para conseguirmos fazer o atendimento dessas comunidades, mesmo com essa situação de calamidade. Agora, no início do ano de 2022, as chuvas começaram mais fortes também na região Sul e também provocaram casos pontuais de dificuldades de acesso, em Aruanã e Aragarças, por exemplo”, afirmou o diretor.

Ouça a entrevista completa:

A proximidade com as forças de segurança ajudou na travessia de regiões alagadas, conduzida pelo Corpo de Bombeiros com o auxílio de equipamentos especiais, além de veículos 4×4 e até helicópteros. “Nos colocaram em contato com nossos clientes para que a gente pudesse procurar rotas alternativas para encontrar a melhor maneira de acessar esses locais, sempre primando pela segurança dos nossos colaboradores, mas sem deixar de atender as comunidades”.

Apesar da dificuldade, Ícaro afirmou que o número de clientes afetados com falta de energia até o momento está dentro da normalidade para o período. “Nós não tivemos uma elevação do número total dos clientes impactados. O que nós notamos, realmente, foi que em função do volume maior de chuvas de forma muito concentrada, nós tivemos essas dificuldades pontuais de acesso para chegar a algumas comunidades”, explicou.

Plano Verão

Para conter os danos e evitar um maior número de clientes afetados por mais tempo, a Enel iniciou ainda no período seco o Plano Verão, com incremento da força de trabalho em campo e também de mais mão de obra na manutenção das redes. “Nós já aumentamos em mais de 35% a nossa frota de trabalho dedicada ao atendimento emergencial para dar mais robustez ao atendimento”, declarou o diretor.

Ícaro detalhou que em Goiânia, diante de “eventos climáticos adversos”, com ventos de até 100 km/h e chuvas fortes em pouco espaço de tempo, as ações do Plano Verão permitiram mais “tranquilidade, apesar da elevação natural dos problemas decorrentes das condições climáticas”.

Investimentos

Segundo o diretor de Operação e Manutenção da Enel, Ícaro Barros, a Enel prevê o investimento de R$ 2,1 bilhões em todo o estado de Goiás neste ano de 2022. “Esse recurso visa o aumento da oferta para possibilitar a inserção de novos clientes na nossa rede, como também fortalecimento e rejuvenescimento da rede e flexibilidade operativa, para que a gente possa reduzir o tempo, a duração das ocorrências e a frequência delas”.

Leia mais:

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: