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A Enel Distribuição Goiás ficou entre as nove piores distribuidoras na pesquisa que aferiu o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa apresentou piora em todos os quesitos analisados em 2019. Uma queda de 8,08% em comparação com o desempenho de 2018.

Dos itens avaliados, além da satisfação, a maior queda ocorreu em relação à confiança dos clientes: 11,10%. Seguida por valor,9,37%, fidelidade 1,53%, e qualidade 0,34%. A pesquisa de opinião foi realizada em 17 municípios goianos e é utilizada para subsidiar o aprimoramento de normas, revisão de tarifas e priorização das ações de fiscalização.

As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, entre 22 de julho e 13 de novembro e entrevistou 27.308 consumidores, de 596 munícipios atendidos pelas 91 empresas. As vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho. As mais bem avaliadas, em categorias diferentes, são a Energisa Tocantins, Sulgipe, CEB-Dis, Mux Energia, DMED, Energisa Sul-Sudeste, Celesc-Dis e Eletrocar.

A Enel Goiás vem sofrendo forte oposição do governador Ronaldo Caiado (DEM) por conta da qualidade de prestação de serviço. Em entrevista nesta segunda-feira (17), na solenidade de reabertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa, o governador ironizou que há apenas uma pessoa em Goiás que defende a Enel, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel.

A resposta do governador foi a uma pergunta de jornalistas sobre sua opinião a respeito do projeto de lei dos deputados Lissauer Vieira (PSB), presidente do Legislativo, e Bruno Peixoto (MDB), de encampação da Enel pela Celg GT, empresa do Estado de geração e transmissão de energia. Caiado evitou dar opinião sobre o projeto, já aprovado em primeira votação no ano passado, apesar de ele já ter feito sua defesa anteriormente. Aliás, Caiado disse que faria a sanção do projeto depois de aprovado em evento na porta da Enel Goiás.

No sábado, durante audiência pública patrocinada pelo líder do Governo na Câmara dos Deputados, Vítor Hugo, para discutir a Enel, o governador disse que pretende esperar agosto, quando vence prazo para a empresa cumprir o acordo assinado no ano passado. No acordo emergencial assinado com a Aneel, Ministério de Minas e Energia e o governo goiano a distribuidora concordou em antecipar investimentos e têm até a agosto para executar todas essas ações. Ela anunciou investimentos de R$ 1 bilhão em 2020. Ontem, o governador voltou a dizer que vai insistir que o ministério procure outra empresa que queira fazer o serviço que Caiado acha que a Enel não quer fazer.

Resposta da Enel

“A Enel Distribuição Goiás esclarece que, em fevereiro de 2019, iniciou um plano de aceleração e investimentos que resultou em uma redução de 45% no número de reclamações totais contra a companhia no Estado, quando comparados os meses de dezembro e fevereiro de 2019.

Diversas ações estão sendo executadas para melhorar o atendimento ao consumidor, diz a empresa, tais como: aumento na capacidade de atendimento do Call Center e das redes sociais, ampliação do horário de funcionamento das lojas e aumento na quantidade de vans itinerantes que circulam pelo Estado para prestar atendimento à população. Além disso, a companhia também iniciou o atendimento por WhatsApp, por meio do qual é possível informar sobre falta de energia, solicitar segunda via de fatura, consultar débitos e tirar dúvidas.

De acordo com a nota, essas novas ações de aproximação com o cliente resultaram em impacto positivo em alguns quesitos da pesquisa IASC, tais como: informação ao cliente, segurança no valor cobrado, orientações sobre os riscos do uso de energia, esclarecimento sobre direito e deveres, facilidade para contatar a empresa, cordialidade no atendimento, acesso fácil aos pontos de pagamento e fornecimento de energia sem interrupção. A Enel Goiás vai continuar trabalhando para melhorar cada vez mais serviço prestado aos clientes goianos.”