A Enel está financiando projetos para reduzir a conta de energia de comércios, indústrias e instituições. A distribuidora anunciou o valor de 4 milhões de reais para o estimular as iniciativas com foco no consumo eficiente de energia elétrica. A chamada pública para os interessados já está aberta.

O Sinal Aberto II conversou com o Especialista em Sustentabilidade da Enel Goiás, João Alexandre que falou um pouco sobre essa iniciativa. Esse é um projeto que todas as distribuidoras de energia elétrica disponibilizam para os clientes possam estrar buscando uma fonte de financiamento para o seu projeto de eficiência energética.

João Alexandre ressaltou que qualquer cliente da área de concessão da Enel pode participar, porém, para inscrever esse projeto é necessário ter uma empresa especializada na área desse projeto

O projetos que os consumidores podem estar inscrevendo vai desde a eficientização da sua iluminação, eficientização dos equipamentos de ar condicionado, troca de equipamentos hospitalares por exemplo e a criação de uma usina fotovoltaica para a geração de energia, explicou.

As inscrições estão abertas e vão até 25 de janeiro, podem se inscrever no projeto os clientes das classes residencial, comercial e serviços, industrial, rural, poder público, serviço público e iluminação pública.

Na última chamada pública, em 2019, foram selecionados projetos de eficiência energética em iluminação pública, troca de lâmpadas, climatização com substituição de aparelhos de ar-condicionado, troca de equipamentos diversos e construção de usinas de energia solar, entre outros.

O Especialista em Sustentabilidade da Enel Goiás ainda salientou que a distribuidora está recebendo projetos com o valor mínimo de 500 mil reais e o valor máximo de um milhão. Desses 4 milhões que é o total do projeto nós estamos disponibilizando um milhão para projetos de iluminação pública, e três milhões para as demais modalidades.

Vale ressaltar que a PEE da Enel Distribuição Goiás é regido pela Lei n° 9.991, de 24 de julho de 2000, e regulamentado pela Aneel. A legislação determina que distribuidoras de energia apliquem anualmente 0,4% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento em ações de eficiência energética no uso final de energia elétrica, por meio de projetos executados em instalações dos consumidores.

Ao assumir um compromisso público com seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o projeto da distribuidora, Enel Compartilha Eficiência, coloca em prática uma iniciativa que colabora com a melhoria da eficiência energética, impulsionando o ODS de número 7, que consiste em assegurar energia confiável, sustentável, moderna e a preço acessível para todos.

O edital está disponível para consulta dos interessados no site da Chamada Públiva de Projetos (CPP). No dia 8 de dezembro, a Enel vai promover o Workshop de Chamada Pública de Projetos para explicar como funciona a CPP e como os consumidores podem participar da iniciativa. Este ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento será realizada de forma virtual. O link para o evento será disponibilizado aos interessados dentro da página da CPP.