Iris Rezende (Foto: Portal 730)

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), voltou a garantir que a obra de construção do eixo Norte/Sul de transporte coletivo, com instalação de sistema de BRT, será retomada nos próximos dias e reafirmou que efetivou tudo o que a prefeitura poderia fazer para regularizar a situação junto aos órgãos de fiscalização. Os trabalhos foram iniciados em 2015 e, com idas e vindas, estão parados desde junho de 2017.

A Caixa Econômica Federal alega ter cessado o repasse de recursos por conta de apontamentos de sobrepreço no contrato pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). Mas o prefeito discorda e não desconsidera motivação política para a paralisação.

“Com muito esforço pagamos R$ 6 milhões, reiniciamos a obra e depois suspenderam de novo. Eles alegaram itens do contrato (irregularidades). A prefeitura foi vítima. Quando saldamos o débito não tinha motivos para criar uma outra questão de um item do contrato que teria sido assinado há três anos”, aponta Iris.

O prazo genérico dos “próximos dias” começou a ser apresentado quando de reunião em Goiânia, há 20 dias, entre o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, com o prefeito e o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi.

Do repórter Rubens Salomão