Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ensino médio: relatório no Senado reduz carga horária de disciplinas tradicionais

O relatório da senadora Professora Dorinha (União Brasil/TO) para o Novo Ensino Médio definiu que a formação geral básica será de 2,2 mil horas. Esta é a parte do currículo com as disciplinas obrigatórias a todos os alunos. Além disso, o texto eleva a carga horária dos itinerários formativos, que poderão passar a ter 800 horas.

As quantidades divergem do texto aprovado na Câmara dos Deputados, que teve definição depois de acordo com o governo. Outra mudança é a obrigatoriedade do espanhol como componente curricular. Na Câmara, o texto definiu carga horária de 2,4 mil horas e 600 horas, respectivamente. Esse foi um dos pontos com maior defesa pelo Ministério da Educação durante a tramitação do texto entre os deputados.

O texto também libera as redes de utilizarem carga horária de até 400 horas da formação geral básica de “forma articulada com o curso técnico” nas carreiras que precisem de 1 mil ou 1,2 mil horas de formação. No projeto da Câmara, esse patamar tinha restrição a 300 horas.

carga horária ensino medio senadora dorinha
Foto: Relatório retoma nova divisão da carga horário no ensino médio. (Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

Carga horária

Além da sugestão de mudanças na carga horária, a relatório estabelece que o Enem terá como base apenas a formação geral básica. Ainda restringe a regra de notório saber. Pelo texto, ele passará a se dar em “caráter excepcional e mediante justificativa do sistema de ensino”. “Conforme regulamentação do Conselho Nacional de Educação e respectivo Conselho Estadual de Educação”, propõe Dorinha.

À distância

O relatório também mudou a regra do EaD definindo apenas “casos de excepcionalidade emergencial temporária reconhecida pelas autoridades competente”. E restringiu ainda a regra de aproveitamento de atividades extraescolares tirando grêmios. Agora, saem os cursos de qualificação profissional e trabalhos voluntários. Ficam apenas estágio, aprendizagem profissional, iniciação científica e extensão universitária.

Debate

O debate do relatório sobre o novo ensino médio já está na pauta de votação da Comissão de Educação do Senado e a votação deve ocorrer nesta quarta-feira (12). Depois disso, ainda vai ao plenário e, se as mudanças forem aprovadas, terá que voltar à Câmara.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 04  Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.