A Grande Reserva Mata Atlântica possui cerca de três milhões de hectares e está localizada entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A região possui muitas opções para o turismo sustentável desenvolvido por entidades públicas, privadas, comunitárias e não governamentais, conhecido como atividade econômica positiva por ser responsável e sustentável.

A região entre os três estados possui montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias. Assim, então, as entidades da reserva denominam a área como um patrimônio natural e cultural da Mata Atlântica. Portanto, como muitas pessoas procuram locais de descanso e lazer em feriados prolongados, a Grande Reserva Mata Atlântica surge como uma opção para o turismo sustentável no feriado de Carnaval.

Para 2024, as operadoras de turismo sustentável listaram atividades num programa especial para o Carnaval dentro da Grande Reserva. As atividades incluem experiências gastronômicas e artísticas com vista para o Pico do Marumbi, montanha com remanescente de Mata Atlântica no litoral do Paraná.

Natureza

Na natureza, há opções de passeio de caiaque, trilha ecológica, gastronomia caiçara, experiência com turismo rural e agricultura orgânica e lagoas e cachoeiras. Mas também é possível aproveitar atividades artesanais e de agroecologia e visitas em casas produtoras de óleos essenciais e casas de farinha de comunidades. 

Além disso, a reserva possui atividades e ações em relação aos animais que vivem no local. A lista com a programação especial de Carnaval na Grande Reserva de Mata Atlântica pode ser encontrada aqui.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: