Vacinação contra H1N1 (Foto: Reprodução / Internet)

O estado de Goiás está em alerta por conta do vírus da gripe H1N1. Até o momento, há cinco mortes confirmadas em decorrência da doença. Mas o que fazer para se prevenir?

No quadro Saúde desta segunda-feira (9) recebeu o médico infectologista Dr. Boaventura Braz de Queiroz e a presidente do Conselho Regional de Farmácia, Lorena Baía.

Segundo o médico infectologista Dr. Boaventura Braz de Queiroz, a temporada da influenza começou mais cedo em Goiás.

“O que leva o vírus circular a nível mundial são vários fatores, alguns climáticos, intervenção humana devido ao transporte aéreo. O fato é que a temporada da influenza começou mais cedo no estado de Goiás e no Brasil todo. Nós estamos com um padrão de circulação do vírus que se assemelha a 2016, onde nós tivemos o maior volume de casos de influenza registrados desde que começou a notificação no país”.

A melhor forma de se prevenir é por meio da vacinação, associado a hábitos saudáveis, como explica a presidente do Conselho Regional de Farmácia, Lorena Baía.

“O que previne a doença é a vacinação associada a alguns hábitos saudáveis, como lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão, na impossibilidade de acesso de água e sabão, carregar um vidrinho de álcool 70 dentro da bolsa, evitar locais com aglomerações”.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/427278072&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>

{/source}