Cerca de 87 projetos inovadores liderados por mulheres goianas estão sendo apoiados pela Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). As selecionadas vão receber gratuitamente três meses de pré-incubação e acesso aos Ambientes de Inovação das unidades de ensino tecnológico e inovação do Governo de Goiás.

A iniciativa faz parte do programa Goianas S.A., que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador feminino em Goiás. As iniciativas contempladas contam com uma jornada de oficinas e consultorias para estruturar os modelos de negócios e esboçar o produto, serviço ou protótipo a ser oferecido ao mercado.

Oficinas

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, as oficinas abordarão temas como empoderamento feminino. Outros assuntos abordados serão: design gráfico, estratégias digitais, marketing, networking e construção de relacionamentos.

Fotos: Secti

“Nosso objetivo é dar suporte às mulheres com ideias inovadoras que possam ser transformadas em negócios. Assim como àquelas que já deram o primeiro passo no empreendedorismo inovador”, afirma o secretário.

Entre os critérios de avaliação estão: identificação do problema e proposta de valor, grau de inovação, capacidade técnica das empreendedoras, motivação e perfil da empreendedora, e potencial de interação com a Escola do Futuro. Atividades presenciais estão localizadas nas unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Santo Antônio do Descoberto, Mineiros e Valparaíso de Goiás.

Uma das empreendedoras contempladas é Eline Mendes da Costa, que criou um restaurante delivery.

“Minha jornada começou por necessidade. Estava sem dinheiro para pagar as contas básicas e decidi empreender”, conta. A expectativa dela é impactar a comunidade. “Quero dar o meu melhor”, frisa.

Outros editais do programa Goianas S.A. estão previstos para 2024. O programa é uma das ramificações do programa Goianas na Ciência e Inovação, lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 5 – Igualdade de Gênero.

Leia mais: