O livro “O adoráaaavel José Carlos – sapatos, picolés e a maluquice de minha mãe” é uma história criada pela escritora, Ana Cristina Zanette, inspirada no seu filho que gosta muito de ler desde que era bem pequeno. Ela conta que a ideia para a história surgiu num dia que ela o observava fazendo uma leitura, ele tinha 10 anos, e a idade da criança a lembrou que ela estava escrevendo esse livro havia também dez anos. A escritora descreveu o personagem principal de sua história com muitos adjetivos.

“É um menino, ele é muito adorável, é meigo, é empático, é engraçado e ele te ensina de tudo um pouco. Eu me inspirei nas crianças que gostam muito de ler e que gostam e se sentem bem e felizes em se espelhar no que eles leem, de ver que tudo é possível, que não é aquela ficção impossível de acontecer e que eles se sentem pertencendo a história e na possibilidade daquilo acontecer com ele mesmo, com o vizinho. Então, esse é o José Carlos”, contou.

No livro, José Carlos conta sobre os acontecimentos de sua vida em casa, na escola e nas brincadeiras com os amigos. Outra coisa legal da história é que Ana Cristina apresenta palavras em inglês, porque acredita que a literatura lúdica estimula o aprendizado de idiomas na infância. Mas o importante para ela é que as crianças cresçam com o hábito de ler entre os seus hobbies.

“A gente não pode aceitar uma criança dizer “eu não gosto de ler”, pois eu não acredito na ideia de não gostar de ler. O que eu acredito é que a criança ainda não descobriu a sua leitura e existem muitas leituras para a gente oferecer pra criança. E tudo depende também de quando a criança não ler a gente trazer para ela o hábito da leitura pegando o livro na mão e lendo o livrinho cada dia um pedacinho e, assim, quando ela começar a ler, ela mesmo vai pedir para fazer a leitura”, destacou.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de Qualidade.

Leia mais: