A inclusão de pretos e pardos no ensino superior tem avançado nos últimos anos, mas os desafios ainda são grandes. Para discutir o tema, o Pauta 1 desta terça-feira (11) recebe especialistas que analisam o impacto das políticas de acesso. Além disso, os desafios da permanência e os reflexos desse cenário para o futuro da educação no Brasil. O programa vai ao ar ao vivo, às 15h, na Sagres TV.

Assista ao programa

Os avanços e desafios da inclusão universitária

No primeiro bloco, a Professora Luciana de Oliveira Dias, Secretária de Inclusão da Universidade Federal de Goiás (UFG), traz uma análise sobre os avanços na inclusão de estudantes pretos e pardos no ensino superior e os desafios que ainda persistem.

O Censo da Educação Superior aponta que, embora o número de alunos negros tenha quintuplicado em 22 anos, eles ainda representam metade da proporção de estudantes brancos nas universidades. A especialista também aborda o impacto das políticas de cotas e outras iniciativas para garantir o acesso igualitário.

Permanência e desafios emocionais no ambiente acadêmico

No segundo bloco, o Professor Alessandro de Oliveira dos Santos, do Instituto de Psicologia da USP. Ele também é coordenador do projeto “Limites e possibilidades para o bem-dizer de estudantes negros em instituições de ensino superior”. O projeto é apoiado pela FAPESP, analisa os desafios emocionais enfrentados pelos estudantes negros no ambiente acadêmico.

Entre os temas discutidos, estão a síndrome do impostor, o racismo estrutural. Além disso, o impacto da desigualdade racial no desempenho acadêmico e a importância da representatividade dentro das universidades.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das Desigualdades e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Confira outras edições do Pauta 1