A professora Patrícia Iglecias representou a Universidade de São Paulo (USP) na reunião da Comissão da ONU sobre a situação da Mulher, na última quinta-feira (14), em Nova York. Patrícia Iglecias é superintendente de Gestão Ambiental e esteve na reunião a convite da do Pacto Global da ONU da Rede Brasil.

A  68ª reunião da Comissão Sobre a Situação da Mulher está ocorrendo desde o dia 11 e segue até 22 de março com o tema: “Acelerando a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, abordando a pobreza e fortalecendo instituições e financiamento com uma perspectiva de gênero”.

A reunião é fechada para convidadas em posições de liderança em todo o mundo, seja empresárias, líderes do governo, sociedade civil, academia ou das Nações Unidas. No local, elas discutem princípios para o direito das mulheres nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. 

Participação de Patrícia

Patrícia Iglecias esteve por lá no dia 14 de março e afirmou que existe uma conexão “muito forte” entre as questões ambientais e os direitos das mulheres.

“Dados mostram que mulheres e meninas são as principais vítimas de eventos extremos. Isso aconteceu, por exemplo, nos tsunamis da Ásia em 2004. Daí a importância de a ONU trazer dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a necessidade de atuação para empoderar mulheres e meninas. Não há agenda ambiental sem um olhar social e de gênero”, disse.

Segundo a especialista, o foco do evento está na aceleração da igualdade de gênero e no empoderamento de todas as mulheres. Mas também são assuntos frequentes o combate à pobreza e o financiamento de instituições que incentivam as questões de gênero.

*Com informações do Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 05 – Igualdade de gênero.

Leia mais: