A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) lançou um guia prático para orientar as políticas de educação em tempo integral elaboradas pelos estados e municípios. O documento com cinco tópicos está disponível na página do MEC . Então, ele é parte do eixo “Formar” do Programa Escola em Tempo Integral, que conta com os eixos Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar.

O guia é para orientar a criação de políticas para o ensino integral nas escolas. Por isso, o MEC afirma que ele é na verdade um subsídios para os entes federativos construírem suas próprias políticas.

No documento, a secretaria explica o conceito da educação integral, descreve um passo a passo para implementar a modalidade de ensino e insere as diretrizes do MEC para a política. Além disso, ele apresenta instrumentos de apoio e indica referências como apoio para a formulação das políticas públicas.

O Programa Escola em Tempo Integral existe desde o ano passado e o governo tem criado formas de incentivar os estados e municípios a abrirem vagas nesta modalidade. Portanto, o guia prático é uma ação para a Formação Continuada dos profissionais dos gestores escolares sobre a educação integral e chega como mais uma estratégia para alcançar a construção da política em todo o país. Confira:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: