Sagres em OFF
Rubens Salomão

Estados e municípios terão “dura penalização”, avalia Ronaldo Caiado

O governador Ronaldo Caiado (UB) voltou a garantir trabalho contra a Reforma Tributária no Senado, depois de aprovação na Câmara dos Deputados. O gestor aponta que Goiás, assim como outros estados e municípios, fora do Sudeste, vão perder arrecadação e sofrerão “dura penalização”. Caiado classificou a reforma como um desrespeito ao pacto federativo.

Há expectativa de nova articulação contra a matéria, mas Caiado considerou que é forte o trabalho oposto. “Não se pode menosprezar a estrutura toda que está sendo mobilizada” para que o texto passe pelo Congresso. Para Caiado, a nova Reforma vai aumentar a concentração da arrecadação dos tributos na capital federal, retirando dos Estados a gestão do ICMS, por exemplo, e a competitividade no cenário nacional.

“Sem dúvida alguma, vamos sofrer uma dura penalização com esta legislação, que arbitrariamente desrespeita o pacto federativo, fere a Constituição”, afirmou o governador. Caiado apontou ainda falta de transparência dos dados técnicos da Receita Federal e do Tesouro Nacional sobre o valor real da alíquota do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

caiado penalização
Foto: Ronaldo Caiado alerta para extinção de fundos constitucionais com Reforma Tributária. (Crédito: André Saddi/SECOM)

Penalização

O governador ainda criticou a decisão da Câmara de permitir que os deputados votassem o texto de forma virtual. “Nunca votei algo parecido, virtual e com texto sem ser concluído em uma emenda constitucional. É algo que macula a imagem do Congresso Nacional”, desaprovou Caiado.

Exemplo

“A pessoa que optou pelo [regime] Simples [Nacional] sobrevive porque paga 3% de imposto. Mas e a média e pequena empresa que ficam fora do Simples, como vão pagar 35%?”, disse o governador, em referência à alíquota prevista no sistema de impostos proposto na reforma.

Consequências

Uma das consequências da reforma tributária, segundo Caiado, será o aumento do custo de vida. “Esse é um país que tem diferenças regionais enormes e condições sociais totalmente diferentes. Como aumentam a carga tributária em cesta básica?”, questionou.

Mais Brasília

“O texto serve para concentrar poderes em Brasília, com a criação desse tal comitê federativo”, afirmou. “É maior ataque que os entes federados já sofreram. Tira o poder de arrecadação e concentra em Brasília. É uma afronta à Constituição Brasileira”, disse o governador.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.