O lançamento da Threads, nova rede social vinculada ao Instagram, já havia sido anunciado pelo CEO da rede, Adam Mosseri.

Até o momento, para criar uma conta na Threads, é preciso possuir uma conta ativa no famoso aplicativo de imagens, stories e “reels”.

Nesse sentido, a plataforma aparece como uma nova aposta do grupo que reúne nomes consolidados como Facebook e Instagram.

Desde então, o mercado de tecnologia ativou o alerta: o que será que viria com mais um lançamento ligado à Meta, potência mundial do cenário das redes sociais?

Lançamento

A resposta começou a ser gerada nesta quinta-feira (06), data oficial de lançamento do aplicativo. No contexto, comumente movido por números e algoritmos, um dado parece promissor: em sete horas de lançamento, a rede exibia o número de 10 milhões de usuários.

Assim, entre as razões do sucesso quase que instantâneo, está a ligação com o Instagram, rede social que, apenas no Brasil, possui cerca de 113,5 milhões de usuários cadastrados. Na sexta-feira (07) o número ultrapassou a marca de 70 milhões.

Mark Zuckerberg, responsável pela Meta, comemorou os 70 milhões de usuários cadastrados na Threads, em post nesta sexta-feira (07). Ele foi o primeiro a criar um perfil na plataforma. (Foto: Reprodução Redes Sociais/ @zuck no Threads).

A praticidade veio a calhar nesse sentido. Isso porque no momento da abertura de uma conta no Threads, é possível que o usuário importe dados advindos da conta do Instagram – informações da bio, foto de perfil e quem você já está seguindo “na rede vizinha”, por exemplo.

Objetivo

Na Língua Inglesa, thread significa fio ou linha. Geralmente, a palavra costuma ser usada para os tradicionais fios de costura. 

Afinal, o que publicar nessa nova rede social? Essa foi justamente uma das perguntas que mais apareciam na tela inicial do aplicativo durante as primeiras horas pós-lançamento.

Para ajudar os próprios usuários, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, publicou em sua conta na Threads que a rede social é “menos sobre textos versus vídeos e fotos e mais sobre os tipos de conversas públicas que você deseja ter” (tradução livre).

Adam Mosseri, head do Instagram, em publicação em seu perfil. (Foto: Reprodução redes sociais/ @mosseri no Threads)

Apesar de ser difícil definir um guia absoluto de como os usuários irão utilizar as suas contas pessoais, a publicação de Mosseri parece ter incentivado o público da “casa nova” a pensar em novos formatos para seus conteúdos.

Uma informação se liga a outra, no final, um debate ou discussão aparece – gerando um longo fio de conteúdos interligados.

O perfil oficial da rede publicou na Língua Inglesa uma espécie de manual, compartilhando os nomes dado aos verbos e substantivos usados para a referência de atividades feitas na plataforma.

Post by @threadsapp
View on Threads

A Sagres está ON

O Sagres Online também marcou presença na nova rede social. A plataforma permite publicações de texto de até 500 caracteres, além da possibilidade de incluir vídeos (de até cinco minutos) ou imagens como anexos.

No nosso perfil, você acompanha uma seleção de nossos conteúdos, em uma nova linguagem.

Leia mais: