O Brasil segue enfrentando o desafio de fazer com que sua população tenha um bom hábito de leitura. Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, cerca de 44% da população com mais de 5 anos de idade não é considerado um leitor. O que significa que não leram um único livro nos últimos três meses.

Segundo Carla Mendonça Lisboa, professora e gerente da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, da Secretaria de Estado da Educação, Goiás tem várias ações voltadas para leitura. De acordo com a professora, desde a Base Nacional Comum Curricular, as equipes de professores da secretaria têm feito um trabalho voltado para a elaboração do documento curricular para Goiás.

“Hoje nós temos projetos como a biblioteca viva, onde é realizado um trabalho juntamente com os dinamizadores de biblioteca. Eles estão alocados em cada uma das escolas públicas estaduais de Goiás e através desses projetos desenvolvem ações específicas dentro de suas escolas, fazendo com que os professores trabalhem o incentivo à leitura” explica.

Uso da biblioteca

A professora Carla explica que esses programas têm gerado resultados satisfatórios. “As ferramentas que disponibilizamos têm auxiliado os professores e os estudantes, que têm nos dado um retorno do quanto isso está sendo bom. Devemos levar em conta que estamos como uma geração diferente, que têm acesso à tecnologia com mais facilidade e destreza e isso nos levou a buscar novas alternativas”.

Como saber se as crianças estão evoluindo

Carla Mendonça esclarece que a secretaria desenvolve e aplica avaliações para saber qual o nível de leitura das crianças. “Na perspectiva estadual nós temos as nossas avaliações externas, onde desenvolvemos atividades e simulados para aplicar na rede. As crianças na fase de alfabetização participam desta avaliação e o resultado é usado como indicador para que os professores comecem a avaliar qual o nível da leitura de nossas crianças”, esclarece.

Auxílio da família

A gerente ressalta que a pandemia levou os pais a mostrarem um maior interesse pela leitura dos filhos. “As crianças deixaram de estar no contexto social educacional e vão para o contexto familiar. Nós percebemos uma grande procura dos pais por materiais voltados para leitura e para a escrita das crianças”.

A psicóloga Júlia Pena explica que o principal incentivo sempre será o exemplo. “Não adianta querer incentivar um hábito nos filhos e não dar o exemplo. A criança é muito influenciada pelo comportamento dos pais, pois ela vive a maior parte da vida com a família e o comportamento da família tem muito peso”, explica.

Tipo de leitura

Carla Mendonça explica que é de extrema importância incentivar a leitura das crianças com livros que vão de acordo com a idade.

“As pessoas pensam que o gênero textual para leitura pode ser resumido em narrativa e histórias tradicionais, mas a própria BNCC traz vários tipos de gêneros textuais como, por exemplo, a poesia, história em quadrinhos, cartazes de divulgação de campanhas, legendas de álbuns de fotografia e contos de fadas. Todos eles são gêneros textuais que podem enriquecer o vocabulário das crianças”, disse.

Principais benefícios da leitura na infância

A leitura é fundamental em diversas áreas da vida humana, o incentivo desde a infância pode auxiliar na formação de novos leitores e na construção do hábito e gosto pela leitura.

A psicóloga Julia Pena esclarece que a leitura desde a infância é fundamental para gerar um jovem e um adulto leitor e desenvolver outras capacidades da criança.

“O incentivo na infância vai fazer toda diferença para que o indivíduo se torne um leitor ou não. A leitura também é muito importante para desenvolver capacidades cognitivas na criança, como a memória, concentração e linguagem. O habito de ler é considerado um fator neuroprotetor para o cérebro exercitando e trabalhando funções cognitivas”, esclarece.

A psicóloga ainda cita os principais benefícios da leitura na infância. “A leitura também desenvolve a imaginação, criatividade, curiosidade, empatia e, se exercitada em família, fortalece os vínculos afetivos”.

Maria Eduarda tem 12 anos de idade e foi finalista em uma olimpíada de língua portuguesa. “Eu fiz um poema sobre o césio 137 e me dediquei muito. Gostei muito de participar. Eu sempre gostei de ler contos, historinhas e livros pequenos” contou a estudante.

Para finalizar, Carla falou sobre a importância do incentivo à leitura. “O estímulo à leitura é uma estratégia onde nós podemos formar leitores críticos e reflexivos que poderão proporcionar a sociedade brasileira um futuro e também um presente melhor”.

Projetos em Goiânia

Goiânia também possui projetos específicos de incentivo à leitura, alguns ligados ao espaço escolar e outros extraescolares. Ações que são frente para formação de leitores, como por exemplo o currículo organizado para a formação de leitores, com diversos gêneros textuais, formação de professores com parcerias, compra de acervos literários, videoaulas com autores, professores que fazem um trabalho específico nas instituições voltadas para a leitura, projeto de contação de história, entre outros.

A gerente de Educação Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Marcia Friedrich, esclareceu quais resultados podem ser notados com os projetos de incentivo à leitura que existem em Goiânia. “Esses projetos sempre geram bons resultados e são percebidos pelos feedbacks aos professores. No acompanhamento aos educandos, tanto antes quanto no período da pandemia, foi possível perceber que esses projetos geram bons frutos”.

Márcia revela que quando estimulados é possível ver uma grande vontade de ler nos pequenos. “É sempre possível ver o interesse das crianças em ler, elas amam uma história. Muitos professores promoveram durante este período da pandemia momentos de contação de história e fizeram vídeos narrando livros […] e a alegria das crianças é lindo de ver” frisa.