Brasileiros, portugueses, sul-africanos, indianos, moçambicanos, palestinos, turcos e até tanzanianos. Pessoas de todas essas nacionalidades se reuniram hoje (25) em Durban, África do Sul, para assistir a um dos jogos mais aguardados da primeira fase da Copa do Mundo: Brasil x Portugal.

O confronto entre duas das seleções favoritas ao título do Mundial trouxe milhares de turistas à costa sudeste sul-africana. Conhecida pela sua pluralidade cultural, Durban ficou ainda mais diversificada horas antes e depois do empate em 0 x 0 entre as duas equipes.

Nos arredores do Estádio Moses Mabhida, a maioria negra dos habitantes de cidade era vista com camisas de ambos os times. Os 10% de brancos se somavam aos 15% de origem indiana e todos se dividiam para torcer para as duas seleções.

Dos moradores de Durban, os que se uniam em torno de um único time eram os imigrantes portugueses, que formam uma das maiores colônias de estrangeiros da África do Sul. Além dos arredores do estádio, eles também ocupavam bares e restaurantes.

Já os brasileiros ganhavam o reforço dos estrangeiros. O moçambicano e muçulmano Muh Razac viajou de sua terra natal até Durban para assistir ao jogo. Vestido com trajes tradicionais, ele só deixava clara sua preferência quando perguntado. “Brasil. É o melhor”, respondeu, em português com sotaque lusitano.

Um grupo turcos que foi ao jogo também engrossou a torcida brasileira. Eles só não saíram mais decepcionados com o empate porque o resultado garantiu o primeiro lugar do grupo G ao Brasil.

Classificada, a seleção volta a campo na próxima segunda-feira (28), em Joanesburgo, contra o segundo colocado do grupo H. Nas oitavas de final da Copa do Mundo, só a vitória interessa.

FONTE: Agência Brasil