A estudante goiana, Ana Clara Aguiar Lima, de 14 anos, se consagrou como a mais nova campeã do Mundial de Desporto Escolar Sub-15 Gymnasiade 2023 na categoria de Taekwondo. Ele frequenta o 9° ano do ensino fundamental no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Padre Pelágio, situado em Goianira.

Os primeiros passos de Ana Clara no mundo do Taekwondo foram dados quando ela tinha apenas 10 anos, graças à sua participação no inspirador projeto social Pequenos Samurais de Taekwondo. A inspiração veio com diversos colegas que praticavam essa modalidade. Foi assim que a ideia de se envolver nesse desafio esportivo surgiu.

Sob a orientação do Mestre Francisco, seu professor de Taekwondo desde o início dessa jornada, Ana Clara se lançou em uma trajetória de treinamento árduo e foco incessante. O sucesso que culminou na conquista da medalha de ouro teve início nos primeiros momentos de dedicação aos treinos. Mestre Francisco, ao testemunhar o crescimento e a progressão de Ana Clara, destacou o comprometimento e a paixão dela desde o começo.

“Pelo talento e esforço, já estávamos cientes de que uma hora um campeonato internacional grande iria chegar. E nós fizemos a melhor preparação possível, com treinos físicos e psicológicos, táticos e de força também. Então, ela estava muito bem preparada”, conta. Além do projeto social Pequenos Samurais, Mestre Francisco coordena o projeto Construindo Campeões, do qual Ana Clara também faz parte.

Referência

De acordo com o treinador, Ana Clara consolidou sua posição como uma destacada atleta no cenário do Taekwondo brasileiro, desde seus primeiros passos na categoria Infantil. Ela obteve a posição de vice-campeã nacional em duas ocasiões e conquistou o título de campeã da região Centro-Oeste.

Ela foi convocada para representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, após se destacar na Seleção Brasileira Juvenil Sub-15, conquistando essa posição através de seu desempenho no último Grand Slam. “O Estado não tem um campeão mundial de base no Taekwondo e a Ana Clara foi a primeira”, ressalta Mestre Francisco.

Para Ana Clara, essa vitória tem um significado muito especial. “Me fez ganhar mais esperança com a prática desse esporte na minha vida. Me motivou mais a continuar. Sou muito grata por isso e agradeço a Deus e a todos que ajudaram, que colaboram e torceram por mim”, declarou a campeã.

O torneio mundial de Taekwondo foi realizado entre os dias 19 e 27 de agosto de 2023 e nesta edição contou com a participação de mais de 1400 estudantes-atletas, de até 15 anos, vindos de mais de 40 países. A competição é uma realização conjunta entre a CBDE e a Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Esta foi a segunda edição da disputa promovida no Brasil.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigualdades

Leia mais: