Representar a escola em uma competição entre unidades de ensino já é um privilégio. Agora imagine fazer parte de um selecionado brasileiro em um torneio internacional de futsal. Esse é o desafio de estudantes do Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, de Pires do Rio, e do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes, de Teresina de Goiás.

Eles embarcam, porém, em outubro, para a Sérvia, no leste europeu. Os alunos irão representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Futsal. A competição tem promoção da International School Sport Federation (ISF, sigla em inglês para Federação Internacional do Esporte Escolar).

Os atletas foram convocados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) após vencerem a etapa estadual dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGs) 2023 em suas respectivas categorias. O Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes conquistou o ouro na categoria Futsal Feminino Juvenil. Já o Colégio Estadual Dr. Francisco Accioli, contudo, foi campeão na categoria Futsal Masculino Juvenil.

O superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), Marco Maia, explica que a oportunidade partiu de um convite do presidente do CBDE, Antônio Hora. Desse modo, o dirigente prestigiou os jogos estudantis em Goiás. Ao tomar conhecimento de que os atletas de Futsal seriam os únicos vencedores dos JEEGs a não participarem de competições externas, o Hora apresentou a possibilidade de eles integrarem o mundial.

“Esses meninos estão na fase, agora, de tirar passaporte e o visto para poderem ir”, explica o superintendente sobre a preparação para a competição. “É uma grande oportunidade desses estudantes vivenciarem um evento internacional, ter a oportunidade de falar um outro idioma e conhecer Belgrado, na Sérvia”.

Além dos 24 estudantes da rede pública estadual de Educação, embarcam para a Sérvia os professores-técnicos dos times. Os docentes acompanham a preparação das equipes e estarão presentes durante toda a competição. Nesse sentido, os jovens também estarão assistidos pela comitiva da CBDE.

O Campeonato Mundial

O Campeonato Mundial Escolar de Futsal é uma das competições organizadas pela ISF e que reúne atletas da categoria sub-18. Seu intuito é promover o equilíbrio entre o esporte e a educação. Ademais, conscientizar sobre o papel do esporte na apresentação de temas como o fairplay, o estilo de vida saudável e o respeito.

Além disso, nesta edição, o campeonato ocorre entre os dias 7 e 17 de outubro, em Belgrado, na Sérvia. Na ocasião, os times goianos enfrentarão equipes de diversas partes do mundo, incluindo outros brasileiros. Isso porque as equipes de Santa Catarina e do Pará também garantiram uma vaga na competição ao vencerem o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal em 2022.

Leia mais

Jovem goiano cria startup especializada em inclusão de alunos neurodivergentes

Regiões Nordeste e Norte serão atendidas por polo da Renapsi em Salvador 

Educação além da idade: Idosos realizam sonho de voltar à escola