Evento celebra cultura e história de Lages com homenagem de estudantes a pioneiros

A noite da culminância da Eletiva de Produção Textual para os alunos do Colégio Estadual Joaquim Antônio de Oliveira, em parceria com a Escola Municipal Coronel José Virgílio de Barros, celebrou a cultura e história de Lages, distrito do município de Itapuranga, distante 165 km de Goiânia. O evento aconteceu na primeira quinzena de junho e teve o tema: “Lages, um celeiro de cultura”. 

A celebração contou com a participação dos estudantes do 8º ano, que apresentaram poemas celebrando os pioneiros da emancipação do distrito, e do 9º ano, que apresentaram uma análise do livro “Meu Senhor Dono da Casa” de Jadir de Morais Pessoa. A obra goiana completa 30 anos e seu autor foi homenageado como inspiração para os trabalhos dos alunos.

“Nesta noite, o passado e o presente se entrelaçam diante dos nossos olhos, valorizando um povo tradicional e unindo diferentes gerações”, comentou o coordenador Ser Goiás, Pedro Santiago. 

Além da Eletiva de Produção Textual os alunos encontram no conteúdo de Língua Portuguesa da plataforma Ser Goiás a oportunidade de fortalecer o aprendizado neste componente curricular. 

“A parceria da SEDUC com as Secretarias Municipais permite que possamos tratar as redes de educação estadual e municipal como uma rede conjunta de educação pública. Isso facilita o melhor investimento no futuro de nossas crianças e adolescentes, fortalecendo o sistema educacional e garantindo mais oportunidades para todos”, afirmou o prefeito de Itapuranga, Paulinho Imila. 

O projeto teve como objetivos estimular a criatividade, desenvolver a imaginação, resgatar memórias, além de possibilitar aos estudantes o conhecimento da história local.

“Lages: um celeiro de cultura”

Mais de 200 pessoas participaram do evento, incluindo as famílias dos personagens homenageados. Os estudantes preparam um momento que incluiu a  recitação de poemas, performance teatral e contação de histórias, além de música, contos e fotografia. 

“Uma noite memorável para nossa escola, eternizando a história do nosso distrito para futuras gerações”, destacou Paulo Henrique, professor responsável pelo projeto. 

Como produto final do projeto, os estudantes que exploraram a história de Lages através de entrevistas e fotografias, criaram um um livro de poemas para celebrar a memória dos antepassados.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

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