A ex-ginasta Laís Souza (Foto: Reprodução/Sagres TV) 

Cinquenta palestras movimentaram os três dias do I Congresso Internacional de Neurociência e Reabilitação. Uma das mais aguardadas foi a da ex-ginasta Laís Souza, de 30 anos. Ela participou de três Olimpíadas, campeonatos nacionais e internacionais, e sofreu um acidente que a deixou paraplégica, em um treino de esqui aéreo, quando se preparava para participar dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sóchi, na Rússia, em 2014.

Laís abordou o tema Resiliência no Processo de Reabilitação, e diz que o lado bom de todo o esforço que faz para recuperar os movimentos é poder servir de inspiração para muitos. “Tem muita gente que entra em contato comigo e diz que a minha luta não as deixa desistir”, contou.

O congresso é organizado pelo Instituto Neuronus, especializado em atendimento, pesquisa e capacitação. O evento começou na quinta-feira (28) e segue até sábado (30), no Hotel Clárion, no Órion Business & Health Complex, no Setor Marista. O foco do é lançar um olhar multidisciplinar sobre o processo de reabilitação.

O objetivo com as palestras é promover a troca de experiências sobre as novas perspectivas de diagnóstico, intervenções e tratamentos no processo de reabilitação cognitiva, funcional e social. “Queremos abordar tudo a partir de uma visão multidisciplinar, por isso, estão reunidos aqui profissionais de áres variadas, como psicólogos, neurologistas, fisiatras e fonoaudiólogos”, diz Hercílio Júnior, diretor e fundador do Instituto Neuronus.

Os temas abordados incluem reabilitação para amputados, neurofeedback e biofeedback, estimulação craniana por corrente contínua, neurofisiologia, reabilitação neurofuncional, reabilitação pós-AVC, e lesão medular, neuropsiquiatria infantil, adulta e geriátrica e síndromes dolorosas. 

Confira a reportagem de Silas Santos 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/JPoUkeERtQk?controls=0″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}