Obra do artista Decy (Foto: Reprodução/Sagres TV) 

Muitas pessoas em Goiânia já se encantaram com belas obras de arte em muros, paredes e até caixas de empresas de telefonia. Quase tudo vira tela para as obras do artista Decy, que já perdeu as contas de quantos grafites fez em uma década, e calcula que são cerca de 300. Ele retrata natureza e formas geométricas, mas as maiores inspirações são mesmo crianças com sorriso largo e mulheres e homens negros, todos com o olhar muito forte. “Quase sempre as pessoas estão com olhar para o alto, pois quero passar uma ideia de esperança”, diz Decy.

Ao lado do antigo Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, um lavajato atrai a atenção de quem passa. E não é apenas pelos serviços prestados, mas por um enorme painel, pois a parede virou tela de arte. São duas belas e fortes mulheres e uma criança índia. A comerciante Lucimar César Pereira passa sempre por ali. “O caminho fica mais alegre, parece que tanta beleza até alivia o nosso dia a dia”, diz. Já o ginásio de esportes do Parque Atheneu ficou muito mais bonito e colorido, pois recebeu dez painéis do Decy.

Tudo começou há 10 anos, quando um dos filhos do artista, quando o adolescente tinha 13 anos de idade, decidiu que queria fazer grafite pelas ruas de Goiânia. Cuidadosa, a mãe disse que só permitiria se o pai fosse junto e, é claro, o Decy topou o desafio. Acabou gostando tanto que não parou mais. Ele abandonou o trabalho como letreiro e hoje vive de arte. “Muitas obras que faço são por encomenda. E complemento a renda com tatuagens que também faço”, explica.

Nos últimos anos, Decy conta com um ajudante para lá de especial: o filho Vinícius Ferreira, de 10 anos, um herdeiro do talento do pai. Quando não está na escola, Vinícius acompanha o o artista. 

decy e seu filho

Decy e seu filho Vinícius Ferreira, de 10 anos (Foto: Reprodução/Sagres TV) 

Além de levar a arte para muros e paredes, Decy também tem grafitado telas e quadros, e já fez quatro exposições. Também já levou a arte de rua para cidades como Campo Grande (MS) e Recife (PE). “Já até recebi homenagem na Assembleia Legislativa”, diz.

No Setor Sul, um painel deu mais vida ao muro de um espaço educativo e cultural. Uma das coordenadoras, a professora Natércia Alencar, diz que quando alugou o imóvel, já havia o painel: “Foi um grande presente, deixou o local ainda mais agradável e bonito”.

Natércia diz que o painel despertou ainda mais interesse depois que Marcela Barra, esposa do cantor Sertanejo Mateus, da dupla com Jorge, postou uma foto nas redes sociais. “No post, ela diz que pra fugir das obras em Goiânia, precisou pegar um desvio e teve a grata surpresa de ver a obra de arte no muro. Parou, fotografou e muita gente curtiu e comentou”, diz.

Confira a reportagem de Silas Santos 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/h9x_5wwUk6A” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}