A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), inicia a partir desta terça-feira (14), em parceria com o Exército e o Corpo de Bombeiros, uma nova frente de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação é realizada no Setor Leste Vila Nova, na capital.

Cerca de 160 homens das forças armadas brasileiras serão treinados pelos agentes de controle de endemias para atuar no combate ao mosquito, transmissor de quatro enfermidades: febre amarela, chikungunya, dengue e zika virus.

A superintendente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal, Flúvia Amorim, explana como o Exército auxiliará no combate ao foco do Aedes Aegypti. “Nesse trabalho o exército fará visitas junto com os agentes para aprender o trabalho. A partir do momento em que eles souberem o que é um criadouro, eles passarão a fazer visitas sozinhos.”

Em Goiânia, até o momento foram notificados mais de 53 mil casos de dengue em 2016. No inicio do ano eram registrados por semana cerca de 5 mil casos da doença. Porém, esse número foi reduzido para apenas 900 casos por semana. O índice de infestação, que chegou a estar em 4%, percentual considerado como epidemia pelo Ministério da Saúde, caiu para menos de 1%.

Mesmo com a redução no numero de casos, Flúvia Amorim ressalta a importância da continuidade do combate ao foco do mosquito. “Mesmo em época de seca temos criadouros e nesse momento sem chuvas os criadouros estão predominantemente dentro das casas, são os ralos, caixas d’água abertas, etc.”