Alimentação, artesanato, vestuário, calçados, acessórios, produtos de enxoval para bebês, cama, mesa e banho, obras de arte e produtos importados. De tudo um pouco, a gente encontra na Feira da Lua. Mas você sabe como surgiu este importante espaço do comércio, em Goiânia?
Com raízes fixadas na Praça Tamandaré há 20 anos, a Feira da Lua surgiu como alternativa à falta de vagas para comerciantes que trabalhavam na Feira do Sol. No local, é possível achar muitas variedades de produtos, incluindo deliciosos pratos típicos da culinária goiana.
A Feira da Lua foi organizada por um grupo de pessoas que desejavam formar na cidade um espaço para exposição do artesanato e da culinária local. Aos poucos, a feira foi ganhando aceitação por parte da população, e crescendo até tomar as duas partes da Praça Tamandaré.
A feira foi instituída em 29 de dezembro de 1992, quando o poder público cedeu aos apelos de expositores. Atualmente, a Feira da Lua é um espaço de convívio social que movimenta a economia local e oportuniza troca de experiências humanas.
Expansão
A Feira da Lua é a segunda maior de Goiânia, menor apenas que a Feira Hippie, na Praça do Trabalhador. Situada na região central da cidade, a Feira está em um ambiente familiar, ideal para realizar passeios e ainda comprar vários objetos.
Como acontece no sábado à noite, se torna uma opção de lazer interessante para os goianienses e turistas que queiram aproveitar um pouco das atrações da feira.
O espaço é ideal para um passeio em família, como está situada na região central de Goiânia, o acesso é fácil, são várias linhas de ônibus que chegam até a Praça Tamandaré, por exemplo, as linhas 400 e 401, que fazem a ligação dos terminais da Praça A e Praça da Bíblia.
A Feira da Lua é uma feira especial, ou seja, aquelas em que vendem roupas, calçados, artesanato, alimentos e uma diversidade de produtos, se diferencia das feiras livres, aquelas que vendem frutas, verduras, carnes, etc.
Serviço
A Feira da Lua acontece todos os sábados das 16h30 às 22h na Praça Tamandaré, no Setor Oeste. Criada em 1993, com 250 feirantes, hoje tem quantidade bem maior de barraquinhas com comerciantes expondo seus produtos.
Segundo dados da Prefeitura de Goiânia, esta é a segunda feira da cidade e conta com mais de 1 mil expositores. Estima-se que pelo menos 10 mil pessoas passam pelo local a cada semana, incluindo moradores da capital e também turistas de diferentes lugares.
O que chama a atenção na Feira da Lua é a sua variedade de seus produtos, o convívio de produtos artesanais e industrializados evidencia a capacidade de reinvenção que as feiras têm, o que comprova o fato destas serem espaços em que os elementos de diferentes tradições são absorvidos e ganham novas características e formas de composição.
Goiânia 90 lugares
Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.
A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.
As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Leia mais: