Em um dia de folga, há quem prefira ficar em casa, mas também há quem gosta de sair com a família, passear, comprar alguma lembrança, forrar o estômago e ainda, de quebra, fazer aquela foto. Tudo isso, pode ser feito num só lugar: a Feira do Sol, que funciona na praça de mesmo nome, no Setor Oeste, em Goiânia.
A Feira está lá desde 1990, mas de 2016 pra cá passou a ter um belo atrativo, um letreiro com a frase “Eu amo Goiânia”. A estrutura de 1,5 metro de altura, com letras brancas e um coração vermelho chama atenção de quem visita o local. E muitos aproveitam para fazer fotos e filmagens.
O letreiro foi colocado após reforma na Praça do Sol. O espaço foi revitalizado durante a gestão do ex-prefeito Paulo Garcia e modernizado após reclamação de moradores e frequentadores do local.
Entre os reflexos positivos da requalificação está um ambiente mais adequado para receber com mais conforto pessoas com deficiência, idosos e animais de estimação. A Praça está situada na Rua 9 com a Rua 13, no Setor Oeste.
Pet Place
Na reforma também foi construído um pet place, que reúne túnel de manilhas de concreto, arcos de pneus sustentados por balizas, rampa de madeira e barras verticais, equipamentos que estimulam cães e gatos a se exercitarem.
História
A Feira do Sol foi registrada no dia 1º de abril de 1990. A época, um grupo de pintores e artesãos desejavam apresentar peças artesanais e ainda pinturas em tela. Hoje, é uma das principais feiras especiais de Goiânia.
A iniciativa caiu no gosto da população e aos poucos o número de expositores foi aumentando, atraindo barraquinhas de alimentos, vestuário, bijuterias, antiguidades, flores e artesanato.
Hoje a feira ocupa a Praça do Sol com quiosques de diferentes tipos e opções, movimentando o comércio na região e reunindo moradores e turistas.
Serviço
A Feira do Sol fica no Setor Oeste, no encontro das ruas 9 e João de Abreu. Ela começa a receber visitantes por volta das 15 horas e se estende até as 22 horas.
Goiânia 90 lugares
Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.
A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.
As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Leia mais: