Faltam 158 delegados para prestarem serviços em Distrito Policiais em todo Estado de Goiás. Somente em Goiânia, estão em falta de aproximadamente 40 delegados para trabalharem em unidades da Polícia Civil.

O 16º Distrito Policial, localizado no Jardim Nova Esperança, na Região Noroeste da capital, ficou este ano sem que alguém respondesse por esta Delegacia.

O Delegado da Polícia Civil de Goiás, Antônio Carlos de Lima admite que existem problemas nos municípios goianos, e aponta que das 26 unidades policiais em Goiânia, somente seis funcionam à noite, por falta de estrutura.

“Não adianta ter 26 delegacias, e elas não funcionarem 24 horas. Hoje a Polícia Civil tem um déficit de 158 delegados da Polícia. Temos 40 Comarcas que não têm delegados. Isso só será resolvido paliativamente, chamando o remanescente de cerca de 30 delegados do último concurso, e a feitura de um próximo concurso público”, relata.

Segundo ele, um novo concurso será feito no ano que vem. O Delegado da Polícia Civil de Goiás declarou que a Polícia Civil está carente de mais de 1.100 agentes de Polícia e 800 escrivães.

Dos 26 Distritos em Goiânia, nenhum está em condições ideais. “Das 26, 10 é possível de se fazer uma reforma. 16 não dão reforma. São Delegacias que estavam em casas alugadas. Resolvemos fazer um planejamento para construir 16 unidades policiais padronizadas com 783 metros, orçado R$ 800 mil cada um”.

Segundo Antônio Carlos de Lima, as Delegacias até estavam em boas condições, mas não para acomodar 40 presidiários, já que eles fazem motins por causa do pouco espaço, colocando fogo nas instalações e depredando tudo. A principal característica dessas 16 edificações é que não vai ter cela.