No último final de semana, no Estado de Goiás, 19 armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Militar. O Assessor de Comunicação da PM, Coronel Divino Alves, afirmou à repórter Nathália Lima que as apreensões foram realizadas pelas equipes policiais em abordagens rotineiras.

“É um número que nos preocupa. Temos armas provenientes de homicídios, de crimes ambientais, e armas apreendidas em porte ilegal, colocando em risco a vida de outras pessoas”, explica.

Todos os proprietários das armas apreendidas foram conduzidos à Delegacia e responderão por porte ilegal. Para o Coronel Divino Alves, o ideal é que pessoas comuns não possuam armas, mesmo para defesa pessoal.

“As pessoas têm essa ideia errônea de que manter uma arma em casa ou no interior do veículo vá gerar uma sensação de segurança. Ao contrário, porque ele está contra um ordenamento jurídico e também porque a arma em si não gera uma segurança, e sim a insegurança”, declara.

Para quem quer se desfazer de uma arma, o governo federal relançou a campanha de desarmamento. As pessoas podem procurar os quartéis da Polícia Militar em Goiânia, as Delegacias de Polícia Civil, a Polícia Federal e fazer a devolução da arma de fogo.