As favelas cariocas querem ser protagonistas no G20 Social. A 19ª reunião da Cúpula do G20 será realizada no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro. Na ocasião, portanto, ocorre também a Cúpula Social do G20, entre os dias 14 e 16 de novembro, também no Rio de Janeiro. De olho no evento mundial, as favelas cariocas promovem agora em julho um fórum de debates sociais.

O Favelas 20 (F20) é um fórum de debates que ocorreu na manhã desta segunda-feira (8), no Bairro Vidigal, que abriga o Morro do Vidigal. Então, lideranças das favelas do Rio de Janeiro reuniram-se no local para levantar demandas em comum para o G20 Social. 

Imagem: Divulgação/F20

Entre as lideranças que participaram estão representantes da Vila Kennedy, de Manguinhos, da Rocinha, do Vidigal, Complexo do Alemão, da Maré, de Acari, do Caju, Fumacê e Jacarezinho.O objetivo da reunião foi ampliar a participação das comunidades na cúpula, pois as lideranças entendem que o G20 no estado é uma oportunidade para fortalecer a estratégia de deixar a participação social como grande legado da presidência brasileira no G20.

F20

Justiça social é o tema central do evento. Por isso, então, os líderes querem elevar a um nível global o debate sobre pobreza, violência, impactos ambientais e falta de infraestrutura nas comunidades. 

“O objetivo do F20 é fazer a população da favela participar da tomada de decisão. A gente quer incluir muito mais a favela nos debates locais, regionais e especialmente globais a partir do que acontece dentro dela. Assim, vamos levar a favela para as discussões globais”, afirmou Gabriela Santos, diretora executiva do Voz das Comunidades.

Demandas

Por isso, então, o F20 criou grupos de trabalho para ajustar as pautas e as demandas.

1 – Combate às desigualdades, pobreza, fome e promoção da saúde mental; 

2 – Acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal; 

3 – Combate à crise climática e promoção da transição energética justa;

4 – Combate ao risco de desastres naturais; 

5 – Transformação, inclusão digital e cultural.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o O ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Leia mais: